O FC Porto foi a Coimbra derrotar a Académica num jogo tranquilo para os «dragões». Jesualdo Ferreira não arriscou e usou os melhores jogadores que tinha à sua disposição, à excepção de Lucho, que não joga mais esta época. O jogo ficou marcado por um erro crasso de Olegário Benquerença, ao não assinalar uma grande penalidade contra os portistas, a acabar o primeiro tempo, depois de uma mão na bola flagrante de Raúl Meireles.

Na segunda parte, os «azuis-e-brancos» entraram mais determinados, e cedo encostaram a Académica ao seu último reduto. Cheirava a golo no Cidade de Coimbra, e aos 57′, Rolando quebrou a resistência dos «estudantes», cabeceando para golo após livre da esquerda. Apenas dois minutos depois, grande penalidade para o FC Porto. Desta vez, Olegário Benquerença viu – e bem – falta sobre Lisandro na grande área, e o próprio encarregou-se de elevar a contagem. Ainda houve tempo para Mariano dar a estocada final, e fazer o 3-0 aos 95´. O FC Porto mantém quatro pontos de vantagem sobre o Sporting.

O Sporting tinha uma deslocação difícil a Guimarães, e passou com “raça”. Os «leões» apresentaram um meio-campo inteiramente composto por jogadores da formação, devido às várias lesões que assolam o plantel e entraram demolidores na primeira parte, enviando três bolas aos postes e vendo um golo mal anulado por Bruno Paixão. O Vitória tremia na defesa mas o jogo foi para intervalo com um nulo.

Os vimaranenses entraram melhor no reatamento e Roberto, aos 55′, colocou a equipa da casa em vantagem. Os «leões» pareciam apáticos, falhando muitos passes, mas acordaram a tempo de virar o resultado. Aos 81′, Ronny bateu um livre perfeito para a cabeça de Derlei, que igualou a partida. Os de Alvalade mostravam raça e vontade de dar a volta, e aos 89′, Derlei desmarcou Liedson com este a não falhar na cara de Nilson. Com este resultado, o Sporting continua na perseguição ao líder.

Liga Portuguesa – 25ª Jornada

Cardozo (Benfica), 11 golos
Baba (Marítimo) 10 golos
Lucho (F.C. Porto), 9 golos

Os «encarnados» conseguiram uma vitória fácil em Setúbal. Quique precisava de uma vitória para descansar os adeptos e esquecer o desaire caseiro da última jornada e o Benfica entrou a todo o gás aproveitando a descoordenação da equipa da casa para dominar o jogo. Nuno Gomes inaugurou o marcador aos 26′, depois de um bom cruzamento de Sidnei e, dois minutos depois, Cardozo aproveitou a passividade da defesa setubalense para fazer o 2-0.

Mesmo antes do intervalo, o avançado paraguaio bisou, levando os «encarnados» para o descanso a vencer por 3-0. O Vitória passou o jogo a dormir e foi sem surpresas que sofreu o quarto golo aos 70′, por intermédio de Nuno Gomes, que apontou o seu segundo tento na partida. O Benfica ainda dispôs de mais ocasiões de golo mas não conseguiu ampliar a vantagem e continua a quatro pontos do Sporting e a oito do FC Porto.

Nacional e Sp. Braga sozinhos pela Europa

Os «alvinegros» receberam o Sp. Braga na Choupana, não indo além de um empate a uma bola. Os arsenalistas marcaram primeiro por Luís Aguiar, de grande penalidade, mas a equipa da casa chegou ao empate pelo inevitável Nené, que já leva dezoito golos no campeonato. Já o Marítimo não aproveitou a perda de pontos dos seus adversários directos. Os «verde-rubros» consentiram um empate em casa frente ao Belenenses, e estão agora a seis distantes pontos do quarto lugar. O Leixões perdeu por 1-0 frente à Naval 1º de Maio e fica agora a cinco pontos de distância da quarta posição: Paulão deu a vitória aos comandados de Ulisses Morais, ocupando estes agora o décimo-segundo lugar, a sete pontos da “linha-de-água”.

Trofense é o novo “lanterna vermelha”

O Rio Ave recebeu e bateu o Trofense, trocando de lugar no fundo da tabela classificativa. Os vila-condenses, que não marcavam há 291 minutos, conquistaram assim um importante triunfo, ao fim de cinco jogos sem ganhar. O Belenenses foi à Madeira conquistar um ponto importante na sua luta pela manutenção. Depois da vitória na jornada passada frente ao Vit. Setúbal, a turma de Jaime Pacheco continua a lutar bravamente para manter o histórico emblema do Restelo na Liga Portuguesa.