Os Your Favorite Enemies são uma banda canadiana que conquistou novos públicos através da Internet. As actividades do grupo de Montreal não passam só pela música. Para além da promoção, a banda utiliza a web para divulgar iniciativas de ajuda internacional de entidades como a Amnistia Internacional ou a Artists Against Racism.

À sua volta, os Your Favorite Enemies criaram uma espécie de comunidade, que utiliza a Internet para partilhar experiências e até para viajar. “É uma comunidade gigantesca a nível mundial, baseada em relacionamentos onde a música cria pontes entre as pessoas”, explica Beaulieu, em entrevista telefónica ao JPN.

O Myspace é a principal “arma” do grupo canadiano. Por se tratar do local “onde toda a gente está”, explica o guitarrista. No conhecido portal, a banda tornou-se conhecida por dar respostas personalizadas, coisa que normalmente os artistas mainstream não fazem.

“Assim que criámos a página da banda, [percebemos que] teríamos de lá estar. Não podemos simplesmente dizer ‘Hey, vamos para o Myspace!’ e [esperar que] tudo corra bem”, declara o guitarrista.

Mas a banda não se ficaria por aí. Como alternativa a “bater a todas as portas, tentando agradar à indústria”, a banda resolveu criar a sua própria editora. “Ao fazermos as coisas à nossa maneira, podemos decidir o preço do nosso álbum ou até mesmo oferecer músicas gratuitamente”, afirma Beaulieu. No futuro, pensam dar a mesma oportunidade a outras bandas.

Em pouco tempo, o grupo canadiano alargou a sua influência, alcançando públicos em diversos países, vendendo mais de 100 mil cópias dos seus álbuns. “Começámos a escrever blogues sobre problemas sociais, a fazer vídeos e a trazer as pessoas até nós. As coisas simplesmente foram de boca em boca, à escala mundial”, assegura.

“A indústria musical nunca esteve tão emocionante”

Enquanto as empresas discográficas fazem contas à vida e dizem que o mundo da música está em crise, Jeff declara que “a indústria musical nunca esteve tão emocionante”. A explicação é simples: “Tudo é possível”. Para a banda de Montreal, a Internet é muito positiva para a indústria, se esta souber aproveitar as suas potencialidades.

“Podes falar com pessoas de todo o mundo, directamente do teu quarto. Podes levar as tuas músicas até lugares onde nem as editoras chegaram.” Uma nova era para as bandas, que já não dependem “demasiado” das editoras, exclama Jeff Beaulieu.

“Agora tens de ser mais do que um músico. Tens de estar em ambos os lados da barricada e, assim, és mais forte e consegues criar a tua própria carreira, sem esperar que outras pessoas o façam por ti”, acrescenta.

Mesmo assim, as bandas independentes enfrentam diversos obstáculos, nomeadamente no que toca à programação de concertos. Jeff Beaulieu culpa a indústria musical por fazer “as coisas da mesma maneira nos últimos 50 anos”. Ainda assim, o guitarrista entende que as empresas discográficas têm feito um esforço por acompanhar os tempos. “[As editoras] estão entusiasmadas com o futuro e querem fazer parte dele.”