O Centro de Congressos da Alfândega Porto recebe, até esta quarta-feira, a 18ª ACI Europe Airport Trading Conference & Exhibition. Organizado pela ANA Aeroportos de Portugal, o encontro reúne mais de 300 representantes de aeroportos de todo o mundo e visa, entre outras coisas, distinguir os melhor aeroportos de 2008.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta terça-feira, no Palácio da Bolsa. Tal como já tinha sido anunciado, o aeroporto Francisco Sá Carneiro foi distinguido como o terceiro melhor da Europa. Em primeiro lugar na votação promovida pelo Airport Council International (ACI) ficou o aeroporto de Zurique, na Suíça, seguido do aeroporto de Southampton, na Inglaterra.

Depois de já ter sido considerado o melhor aeroporto da Europa de 2007, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro repete assim a classificação obtida em 2006, ano em que arrecadou também o terceiro lugar entre os aeroportos mundiais com menos de 5 milhões de passageiros.

Os melhores do mundo

Na América do Norte, o premiado foi o aeroporto de Halifax, no Canadá, e na América Latina o escolhido foi o aeroporto de Guayaquil, no Equador. Em África, destaca-se o aeroporto de George, na África do Sul. Já no Médio Oriente o aeroporto de Tel Aviv, em Israel, ao passo que, e na Ásia, o aeroporto de Seoul Incheon, na Coréia do Sul.

O aeroporto coreano ainda foi igualmente eleito o melhor a nível mundial, seguido de Singaupura e de Hong Kong. Este último é o que tem o maior tráfego de pessoas a nível mundial, com cerca de 40 milhões de passageiros por ano.

Os aeroportos de Beijing Capital e Internacional Airport receberam uma menção por terem apresentado melhorias desde a última conferência, que aconteceu ano passado em Xangai, na China.

Quebra de passageiros em 2009

Os efeitos da recessão económica no sector de aviação foram tema incontornável ao longo da 18ª ACI Europe Airport Trading Conference & Exhibition, que decorre no Porto. Citado pelo “Público”, Olivier Jankovec, director-geral da ACI Europe, prevê uma quebra de cinco por cento no tráfego aéreo durante 2009. No caso do Aeroporto Sá Carneiro, os efeitos da crise traduziram-se numa quebra de três por cento no mês de Fevereiro, face a igual período de 2008. Fernando Vieira, director do aeroporto, prevê, contudo, um crescimento de três por cento até final do ano.

Paralelamente aos prémios, o encontro insere ainda um conjunto de conferências nas quais se debatem os grandes desafios que se colocam aos aeroportos na actualidade. “É a primeira vez que este encontro ocorre na Europa pelo que é uma grande responsabilidade para a cidade do Porto”, realçou ao JPN Carla Mendonça, assessora do evento. A responsável destaca ainda o “sucesso” a nível organizativo.

O evento é promovido anualmente pela ACI Europe, que representa cerca de 400 aeroportos em 45 países. No próximo ano, o encontro vai ter lugar em Malta.