Estão encontrados os dois finalistas da edição 2008/2009 da Taça de Portugal. FC Porto e Paços de Ferreira ultrapassaram o Estrela da Amadora e o Nacional da Madeira nas meias-finais da competição, garantindo assim um lugar na final do Jamor, que será disputada a 31 de Maio.

No primeiro dos dois jogos realizados esta quarta-feira, o Paços de Ferreira foi à Madeira vencer o Nacional por 3-2 e garantiu um lugar na final do Jamor. Com a presença na final os “castores” garantem à partida um lugar na Taça Europa na próxima época, uma vez que mesmo que saiam derrotados o FC Porto com o mais que provável apuramento para a Liga dos Campeões deixa livre uma vaga na segunda maior competição de clubes da Europa que a partir da época 2009/2010 se designa por Taça Europa.

É a primeira vez que a equipa da Capital do Móvel se apura para a final da segunda maior competição portuguesa de futebol. Depois do empate a duas bolas no jogo da Mata Real, o Paços foi à Madeira arrancar uma vitória a ferros pela margem mínima. O golo da vitória surgiu já para lá do minuto 90 através de uma grande penalidade transformada por Pedrinha.

A outra equipa a marcar presença na final é o FC Porto que, apesar da derrota (2-1) frente ao Estrela da Amadora, garantiu o apuramento para o Jamor depois de, na primeira mão das meias-finais, ter vencido em casa por 2-0. Jesulado Ferreira poupou alguns jogadores e apesar de ter marcado logo aos 4 minutos de jogo o Estrela conseguiu criar muitas dificuldades, aproveitando uma menor rodagem dos jogadores dos “dragões” e, ainda, na primeira parte chegou à vantagem na partida. Na segunda parte os “tricolores” continuaram por cima mas não conseguiram marcar mais nenhum golo.

Hulk poderá não jogar mais esta época

Mas a passagem à final não deu muitos motivos para o FC Porto festejar. Hulk lesionou-se e está em risco de não voltar a jogar mais esta época. O avançado brasileiro sofreu um traumatismo na perna que originou uma entorse. Depois de Lucho ver o resto da época em risco, agora foi a vez de Hulk. Duas baixas muito importantes para esta recta final do campeonato que o Jesualdo Ferreira terá de contrariar.

Paços de Ferreira e FC Porto têm lugar marcado no Jamor no próximo dia 31 de Maio. Esta será a primeira vez que a equipa pacense marca presença no Estádio Nacional, enquanto que o Porto tentará conquistar o troféu pela décima quarta vez.