Depois de conseguir o apuramento para a final da Taça de Portugal, mesmo com uma derrota ante o Est. Amadora, o actual líder da tabela concentra-se no campeonato. Domingo, os azuis-e-brancos recebem o Vit. Setúbal, na esperança de manterem a distância de quatro pontos que os separa do segundo classificado. Caso vacile, o «dragão» pode ver o Sporting aproximar-se, quando faltam somente cinco jogos para o final do campeonato.

No entanto, no outro lado do campo, os setubalenses também estão proibidos de perder pontos. Ainda a viver com problemas financeiros, a equipa comandada por Carlos Cardoso sabe que a perda de qualquer ponto pode significar a descida aos lugares de despromoção.

No lado dos «dragões», Jesualdo Ferreira não poderá contar com Lucho e Hulk, que se lesionou durante a semana, no jogo da Taça de Portugal. Sapuranu apresentou sinais de fadiga muscular após a partida e permanece em dúvida a sua utilização na recepção aos setubalenses.

No Sporting, o problema da sucessão continua a preencher as páginas dos jornais mas a equipa foca-se, apenas, no campeonato. Ainda com esperança no título, os «leões» recebem o Est. Amadora, preocupados, também, em segurar o segundo posto da tabela.

Na Reboleira, o cansaço do jogo da Taça de Portugal pode ser uma mais-valia para o Sporting mas a digna vitória frente ao campeão nacional anima a equipa. O Estrela é décimo-primeiro classificado e, para o jogo de Sábado, Jardel e Anselmo não viajam até Alvalade.

Quanto à turma leonina, Hélder Postiga deve juntar-se a Liedson no ataque face à suspensão de Derlei. Com Moutinho também de fora por castigo, Romagnoli deve alinhar de início.

Depois do pacto no qual se comprometiam, apenas, a vencer, os jogadores «encarnados» já o começaram a honrar. No passado fim-de-semana venceram e a maré de vitórias é para continuar. Nesta jornada, o Benfica recebe o Marítimo na esperança de conseguir aproximar-se do Sporting, que está a uma distância de quatro pontos.

O emblema da Madeira ocupa o sétimo lugar da tabela e ainda luta por um lugar na Europa. Já na Luz, Quique Flores não pode contar com Luisão e Moretto ainda lesionados e, para a partida de Domingo, o técnico encarnado deverá manter o onze vitorioso da deslocação ao Bonfim.

Taça Europa: Leixões e Marítimo ainda podem complicar as contas de Nacional e Sp. Braga

Pelo acesso a um lugar na Europa, a luta está longe de se afigurar resolvida. Depois do empate entre Nacional e Sp. Braga nada se alterou na frente desta corrida, estando os minhotos atrás do clube da Madeira, com apenas um ponto de desvantagem. Nesta jornada, o Nacional desloca-se ao Restelo e o Braga recebe o clube da Trofa, último classificado.

Na perseguição aos dois mais directos competidores pelo acesso à Taça Europa está o Leixões. Em sexto lugar, a equipa de José Mota tem com 38 pontos e recebe o Vit. Guimarães que, no nono posto da tabela, está cada vez mais longe do acesso a um lugar europeu.

O Marítimo vem logo a seguir aos matosinhenses, na sétima posição (37 pontos), e tem uma deslocação difícil à Luz enquanto que a Académica, com os mesmos pontos que os vimaranenses, defronta o Paços de Ferreira, décimo na classificação geral.

Um trio de ataque contra a despromoção

Na luta pela manutenção estão três equipas separadas por, apenas, um ponto. Em antepenúltimo lugar está o Belenenses, a um ponto, também, da fuga aos lugares de despromoção. Na equipa comandada por Jaime Pacheco, Cândido Costa é baixa confirmada para a recepção ao Nacional.

Em penúltimo está o Rio Ave, com 20 pontos, e desloca-se à Figueira da Foz para defrontar a Naval, que ocupa o décimo-segundo lugar. Em último na tabela está o Trofense, com 19 pontos, que se desloca ao reduto do Sp. de Braga.