Os medicamentos genéricos vão ser gratuitos para os pensionistas que recebem menos do que o ordenado mínimo, anunciou, esta sexta-feira, o primeiro-ministro José Sócrates. Esta medida, aprovada, quinta-feira, em Conselho de Ministros, tem como objectivo ajudar os reformados mais carenciados.

O sucesso da iniciativa está dependente da prescrição de genéricos por parte dos médicos. Por isso, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, já apelou aos profissionais para optarem pelos genéricos nas suas receitas. Em dois anos, a prescrição de genéricos aumentou cerca de 40%.

Os pensionistas despendem grande parte das economias em medicamentos, pelo que a medida pode representar um esforço de mais de 35 milhões de euros ao Governo. Prevê-se que esta medida vá afectar um milhão de reformados.

Idosos aplaudem iniciativa

João Pires é um dos reformados que vai beneficiar desta medida. Afirma que é uma iniciativa importante, pois “quem tem pouco dinheiro às vezes evita comprar todos os remédios que o médico aconselha”. João confia nos genéricos e defende que “são iguais aos outros medicamentos, mas mais baratos”.

Rosa Sá tem 76 anos e admite o seu desconhecimento em relação aos genéricos. Ainda assim afirma que este é um apoio essencial porque os idosos gastam “muito dinheiro todos os meses só com medicamentos”.

Já Rosália Pinto revela que é aconselhada pelos filhos a optar pelos genéricos. “Os meus filhos vêm comigo à farmácia e quando é alguma coisa que não precisa de receita médica, peço sempre genéricos”, afirma.

A Ordem dos Médicos aplaude a medida, mas recorda que vão ser os contribuintes a pagar este benefício aos pensionistas. Contactada pelo JPN, a Autoridade Nacional do Medicamento, INFARMED, disse apenas que esta é uma “boa medida.”

Prevê-se que esta nova medida entre em vigor até 1 de Julho.