Apo fim de cinco dias de competição intensa, terminam, este sábado, os Campeonatos Nacionais Universitários 2009 (CNU’09). Desde a passada segunda-feira que o evento reúne, no Porto e em Vila Nova de Gaia, cerca de 2500 atletas na disputa das fases finais dos CNU de 16 modalidade diferentes..

“Um sucesso”, é como Pedro Esteves, presidente da organização do evento, encara os CNU’09, promovidos pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) em parceria com a Federação Académica Desporto Universitário (FADU). Para aquele responsável, este é mesmo “um dos melhores campeonatos de sempre”.

Entre os atletas, Cristophe Santos, vice-campeão de futsal pela Universidade do Minho (UM), fala num evento “muito competitivo, empolgante e bem organizado”. Já Mariana Regadas, jogadora na equipa de andebol da Universidade do Porto (UP) e da Selecção Nacional realça o aspecto “competitivo”, considerando que “estas iniciativas valem a pena pela prática do desporto” mas também pelo convívio”.

Uma opinião partilhada por Nuno Pires, campeão universitário de andebol pela UM para quem o desporto universitário “é o verdadeiro desporto espectáculo”. Ao JPN, o estudante realçou ainda a qualidade das instalações ao dispor dos atletas e “um maior interesse por parte dos atletas federado” em participar nos campeonatos, “o que veio trazer uma maior competitividade”.

Investir no desporto universitário

Nuno acredita que, se o desporto universitário fosse mais “profissionalizado”, era possível “chegarmos ao nível do desporto universitário na França, Alemanha e outros países que já o fazem”. Isto porque o desporto tem um papel essencial na nossa vida e como complemento a nível de estudos pode ser muito positivo”, salienta o atleta.

A competitividade que existe no desporto é algo que, segundo Pedro Esteves, até pode ser útil aos jovens no seu futuro emprego: “Hoje estão a competir dentro de um ringue, dentro de um pavilhão, dentro de um campo, amanhã estão entre eles a competir no mercado de trabalho”, destaca o membro da organização, que vê nos CNU’09 “um grande passo para o desporto universitário” em Portugal.

Para Pedro Esteves, o desporto universitário é uma questão de investimento e de prioridade. O organizador do evento aponta um “erro” ao governo por colocar o desporto universitário sob tutela do Ministério da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior: “Não sei se será essa a função daquele ministério ou se têm conhecimento e capacidade de facto para enaltecer e louvar a prática desportiva”.

Universidades do Porto e do Minho na liderança

Quanto ao desporto propriamente dito, o domínio dos CNU’09 tem sido repartido entre os atletas da Universidade do Porto (UP) e da Universidade do Minho (UM), com vantagem para esta última (ver Medalheiro). No pecúlio da UP – cuja selecção compete separadamente dos estudantes Faculdade de Desporto (FADEUP) – destacam-se os títulos de Hóquei em patins, Andebol feminino e Xadrez, por João Costa. Já a FADEUP dominou o Voleibol masculino e o Futsal feminino.

Numa altura em que estão por encerrar as provas de Atletismo, O Badmington, o Voleibol e o Squash femininos, e o Andebol masculino foram algumas das modalidades dominadas pela UM. Destaque ainda para os títulos de Badmington masculino (Diogo Mendes / IPP), Tiro com arco (Nuno Pombo / FCT) Basquebol masculino (IPP) e feminino (AAUAveiro), Futsal masculino (AACoimbra) e Futebol (IPL).

Esgrima está integrada nos CNU como Torneio de Apuramento Universitário e foi ganho pelo olímpico Joaquim Videira (AEFMH), em Espada. No feminino foi Catarina Castro (ULisboa) quem levou ouro para casa. As provas de Florete e Sabro ainda estão a decorrer.