A cidade de Braga acolhe, este sábado, a prova inaugural da edição 2009 do Challenge “Desafio Único”. A competição de automóveis promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) conta este ano com cerca de 140 pilotos e apresenta como grande novidade a inclusão de uma nova categoria: a FEUP 2, dirigida a carros Fiat Punto de 16 v.

O “Desafio” é uma prova de velocidade e é realizada em circuito.”Vamos ter sessões de treinos livres e treinos cronometrados como numa prova convencional de automobilismo”, explica José Ferreira Duarte, professor do curso de Engenharia Mecânica da FEUP e responsável pela organização do evento.

SuperEspecial em Vila Nova de Gaia

As novidades do Desafio deste ano não se limitam à introdução de carros mais potentes. Para além das provas habituais em circuitos e de rampa, vai se realizar, em Vila Nova de Gaia, uma prova semelhante a uma SuperEspecial. “Esperemos que seja uma boa acção de desporto automóvel” afirma o responsável pela iniciativa.

De resto, a quarta edição do Desafio Único mantém o objectivo original de “promover o desporto automóvel nacional”, permitindo que a participação de pilotos sem condições financeiras para competir noutras categorias do automobilismo nacional . Ao mesmo tempo, diz António Ferreira Duarte, “damos aos alunos da FEUP a oportunidade de “aprenderem fazendo e não só estudando”.

Para aumentar o desafio, os automóveis (de série) têm que ser alterados pelos próprio pilotos. “Desmonta-se totalmente todo o interior dos carros de maneira a torná los mais leves e mais seguros e depois volta-se a montar o essencial., explica o docente.

Pedro Rio, formado em Engenharia Mecânica, é um dos pilotos que se perfilam à partida de um evento “totalmente inovador”. Sobre as dificuldades monetárias enfrentadas pelos alunos, Pedro Rio diz que os “torna mais fortes e mais desenrascados porque temos de lidar com um orçamento muito mais reduzido”

Com arranque marcado para este sábado, o Challenge Desafio Unico 2009 vai terminar em Outubro, também em Braga.