Vários são os serviços e as operadoras de comunicação que conhecemos. Num campo cada vez mais vasto, alguns nomes destacam-se. A nível das chamadas internacionais, um dos serviços mais utilizados é o Skype.

Este serviço tem visto o seu número de utilizadores a aumentar, tal como as suas plataformas, contando agora com uma representação no iPhone. Também os seus proprietários parecem estar prestes a mudar. A e-Bay, empresa detentora do Skype, colocou o serviço à venda, o que já despertou a atenção dos próprios criadores do projecto, Niklas Zennstrom e Janus Friis.

Para tentar perceber se o Skype pode ser uma empresa lucrativa, o JPN falou com Stephen Beckert, responsável por um estudo da empresa americana TeleGeography, que elegeu o Skype como o maior serviço de comunicação por voz do mundo

“É um bocado difícil provar estas coisas, mas, com base nos volumes de tráfego, é o maior servidor de comunicação por voz além fronteiras”, diz Stephen Beckert.

O serviço mais utilizado são as chamadas de Skype para Skype, pois são a custo zero. No entanto, este meio continua a dar lucro, como provam as receitas de cerca de 550 milhões de dólares em 2008, provenientes dos serviços pagos.

66 biliões de minutos de tráfego total

Numa década, as chamadas além-fronteiras cresceram 25%. Também os seus custos registaram aumentos, o que levou os estudantes portugueses que estão no estrangeiro a procurar soluções mais baratas, como o Skype. A popularidade do serviço confirma-se pelos números: estima-se que este meio detém cerca de 66 biliões de minutos de tráfego total, correspondendo 33 biliões desses minutos a chamadas internacionais.

Existem cerca de quatro mil milhões de contas registadas no Skype, contudo, diz Stephen Beckert, “apenas um terço destas contas é que estão activas”.

Beckert não crê que o Skype seja o futuro, mas acredita nas suas potencialidades. “Dá-nos uma visão daquilo que podemos esperar no tempos que aí vêm: o serviço de voz vai-se tornar muito mais como a Internet.”