Cada vez mais estudantes decidem deixar Portugal e, de mochila às costas, partem para outro país, em busca de um novo mundo académico. Para trás ficam os amigos, conhecidos e familiares. Se antes gastavam fortunas em chamadas internacionais para manter o contacto, agora tudo se tornou mais fácil, graças aos novos serviços de comunicação, como o Skype.

Rui Almeida, estudante do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), esteve seis meses no Brasil e utilizava o Skype para falar com a família e com os amigos. “Aderi ao Skype porque é um programa gratuito que permite falar com as pessoas em todo o mundo através da webcam e microfone e, como estava no Brasil e as chamadas estão caras, utilizava este meio”, explica ao JPN.

Gil Dias esteve seis meses em Itália e aderiu ao Skype porque procurava uma forma grátis de comunicar com pessoas de todo o mundo. O estudante diz que “o Skype é muito requisitado porque consegue agrupar as funcionalidades IM (Instant Messaging) e as chamadas VOIP”, sigla que corresponde aos serviços de conversação pela Internet (Voice Over IP).

O jovem afirma que se poupa mais dinheiro face à alternativa de fazer chamadas de telemóvel, mas salienta que existem serviços de VOIP mais baratos. Já José Abilheira, cujo trabalho o obriga a viajar frequentemente entre Angola e Portugal, mostra-se satisfeito com os serviços do Skype, já que, agora, em vez da antiga “conta de telefone que rondava os 400 euros”, agora paga “apenas a assinatura da Internet e pouco mais”.

Há cinco anos que José Abilheira utiliza o Skype e realça o baixo custo do serviço. “De Angola para Portugal, uma assinatura de quatro euros dá para falar 24 horas por dia para números fixos”, ilustra.

A vantagem da teleconferência

A possibilidade de falar com várias pessoas em simultâneo é outra das vantagens que Abilheira destaca do Skype. “Pode-se pôr cinco pessoas, se não estou em erro, em rede ao mesmo tempo para falar sobre qualquer assunto”, salienta, mesmo que uma seja “dos Estados Unidos e outra de Hong Kong”.

A empresa de informática PC Clinic utiliza o Skype há três anos, pois “as comunicações pela Internet têm inúmeras vantagens face às telecomunicações convencionais”, já que “permitem qualidade de áudio similar, com a adição de melhor plataforma para teleconferência”, diz Ricardo Pereira de Sousa, da gerência da empresa de informática.

A PC Clinic explica ao JPN que escolheram os serviços do Skype devido à facilidade de utilização e à qualidade da comunicação. Além disso, o Skype permite “partilhar ficheiros, texto e imagem numa única chamada, algo que, com métodos convencionais, é bastante mais complexo e apenas executável com varias aplicações”, diz.

Ricardo Pereira de Sousa afirma, no entanto, que o Skype não é caso único, já que “existem cada vez mais ferramentas de colaboração que, além da funcionalidade de comunicação multimédia, fornecem também verdadeiras áreas de colaboração com avançadas funcionalidades de utilidade corporativa”.