A curta metragem “Tomorrow Yeah!”, da realizadora alemã Daniela Abke, foi a grande vencedora da 6ª edição do Festival Black & White (B&W) que terminou, este sábado, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Considerada pelo júri como “uma simbiose extraordinária entre imagem e som”, a obra acumulou o grande prémio do concurso ao triunfo na categoria melhor vídeo de documentário.

Na lista de premiados deste ano, há a destacar a presença do português Rodrigo Areias, distinguido com o prémio de melhor vídeo de ficção. “Corrente” foi eleito pelo “pela criação de uma atmosfera a preto e branco única que nos leva de volta à origem do cinema”, referiu o júri. Já a obra de Alexandre Rola, “Sinto que estou a ser observado”, recebeu uma menção honrosa na categoria de fotografia.

B&W: Cinema a preto e branco

Criado em 2004, o festival internacional Black & White assumiu-se sempre como “montra” para os trabalhos dos alunos da UC, mas também como “um espaço de debate sobre cinema. Achámos que era necessário criar um festival. Mas criar um festival igual a tantos outros não fazia sentido”, explica Jaime Neves. Daí o enfoque na estética a preto e branco, imagem de marca de um festival “desafiante” onde se procura “reinventar o passado”.

De resto, “Castalie”, do alemão Gilles Gobeil, venceu na categoria de som. Eric Rosenlund levou para a Suécia o prémio de melhor vídeo de animação, por “Spegelbarn”. O prémio para melhor vídeo experimental foi para a curta metragem “The Wind”, do também sueco J. Tobias Anderson.

Ao longo de quatro dias, foram muitos os que passaram pela UC para ver o que de mais inovador se faz ao nível do cinema a preto e branco. Em entrevista ao JPN, Jaime Neves, da organização, faz um balanço “muito positivo”.”Desde o primeiro ano até esta sexta edição que o número de público, bem como o de realizadores e artistas tem vindo a aumentar”, acrescenta.

O B&W 2009 serviu ainda para reforçar a ambição dos organizadores em afirmar o festival no roteiro de festivais de cinema da Europa. Nesse sentido, foram seleccionadas 38 filmes internacionais para competição. Dezasseis dessas obras foram apresentadas com estreias nacionais e seis tiveram direito a estreia mundial. “São filmes que só quem esteve aqui no B&W é que pôde ver pela primeira vez, e isto é algo que nos dignifica muito”, realça Jorge Neves.

A próxima edição do festival Black & White vai decorrer de 21 a 24 de Abril de 2010. Previsto está também o lançamento de extensões do festival de forma a”criar novos públicos”.