Com um total de dezassete medalhas no último dia de competição, a Universidade do Porto (UP) acabou por ser a grande vencedora dos Campeonatos Nacionais Universitários 2009 (CNU’09) que terminaram, este sábado, em Vila Nova de Gaia.

À partida para a última jornada, destinada às provas do CNU de Atletismo, sete medalhas afastavam a UP da liderança da Universidade do Minho (UM) na tabela geral. Contudo, uma exibição consistente da selecção da UP acabaria por garantir a ultrapassagem sobre os estudantes do Minho, com 27 medalhas contra as 25 destes últimos.

Com um total de 122 pontos acumulados nas várias provas disputadas no Estádio Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, a UP conquistou os dois títulos colectivos (Feminino e masculino) de 4×200 m. Destaque ainda para os triunfos individuais no Peso masculino e no Dardo feminino (ver caixa)

O pódio colectivo incluiu ainda a presença da Universidade de Aveiro com 73 pontos e do Instituto Politécnico de Leiria, no terceiro posto, com 65 pontos.

Vencedores do Atletismo

Masculinos: 100m: Arnaldo Abrantes (UNL), 10,69; 400 m: Marco Ordonho (AMilitar), 51,04; 1500 m: Hélio Gomes (ULHT), 3.56,89; 3000 m: João Lopes (IPL), 8.25,71; Vara: Damião Freitas (UTL), 3,70; Altura: Patrick Marques (UAv), 1,89; Comprimento João Dias (UAv), 6,62; Peso: Filipe Vital e Silva (UP), 15,43; Dardo: Paulo Jardim (UMa), 53,69; 4×200 m: Universidade do Porto, 1.42,08. Femininos: 400 m: Leslie Delgado (FMH), 61,28; 1500 m: Sónia Fernandes (IPP), 4.38,36; 3000 m: Filomena Costa (Univ. Minho), 9.51,79; Altura: Ana Costa (IPV), 1,51; Vara: Marta Onofre (UL), 2,90; Peso: Cristiana Oliveira (UNL), 12,44; Comprimento: Tânia Caires (UMa), 5,33; Dardo: Teresa Ribeiro (UP), 36,36; 4×200 m: Universidade do Porto, 1.33,74.

O último dia dos CNU’09contou ainda com a presença de vários atletas que representaram Portugal nos últimos Jogos Olímpicos de Pequim. Foi o caso de Arnaldo Abrantes, vencedor dos 100 metros, de Luís Sá, que triunfou nos 110 metros barreira, ou de Alberto Paulo, que acabaria por ser segundo nos 3000m obstáculos. Com presença prevista nas provas do meio fundo, Jessica Augsto (UM) viu-se afastada por lesão.

UP triunfa

Durante cinco dias, as cidades Porto e Gaia receberam mais de 2500 atletas de 18 instituições do ensino superior num evento organizado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) em parceria com a Federação Académica Desporto Universitário (FADU). Foi a primeira vez que se realizaram, num único local, os CNU de 16 modalidades diferentes.

No final, quem mais sorriu foi então a UP que, apesar de se fazer representar em todas as modalidades individuais, apenas marcou presença em cinco desportos colectivos (andebol feminino, hóquei em patins, basquetebol feminino, rugby e voleibol de praia). Satisfeito com a prestação dos cerca de 130 atletas que integraram a selecção universitária, Bruno Almeida, do Gabinete de Actividades Desportivas da UP (GADUP), elogiou a organização. ” O IPP empenhou-se a fundo e conseguiu uma organização difícil de superar”, assume o responsável.

Questionado sobre uma eventual organização de uns CNU no Porto, Bruno Almeida revela que a instituição e a cidade podem, “num futuro a médio prazo, realizar os melhores Campeonatos Nacionais Universitários de sempre”, mas para isso, “é necessária ajuda política”.

Ainda sobre os CNU’09, Bruno Almeida não deixou de comentar o facto de a Faculdade de Desporto (FADEUP) ter participado separadamente da selecção da UP. Referindo-se ao facto de várias associações de estudantes das instituições de ensino superior preferirem ser representadas individualmente, o responsável diz que situações como estas “não são positivas”, até porque os “próprios atletas de grande parte dessas equipas preferiam ser representados como UP”. Este é um problema que o GADUP considera “grave”, até pelo impacto que pode ter “na representação da Universidade nos campeonatos europeus universitários”.

Depois daquele que foi considerado “um dos melhores campeonatos de sempre”, perspectiva-se já a próxima edição dos CNU, a decorrer em local ainda por definir.

(actualizada)