Às três da tarde deste sábado, eram muitas as pessoas que entravam na Rua Cândido dos Reis atraídos pela variedade de artigos que por ali se dispunham. Desde bolos, chás, pregadeiras e colares, a roupas em segunda mão ou então, para um outro tipo de público, roupas de estilo gótico e medieval. Também não faltaram os livros e os álbuns antigos naquela que foi a segunda edição do Mercadinho dos Clérigos, uma iniciativa organizada pelo Plano B.

Nem o vento, nem o frio afastaram os muitos curiosos que ficaram surpreendidos com a “feirinha”. “É a primeira vez que vejo isto aqui tão bem”, revelou ao JPN um dos muitos visitantes, sobre uma iniciativa que “faz falta na Avenida dos Aliados” por ser o “livro da cidade” e por estar “morta”.

Num dia que coincidiu com as celebrações do 25 de Abril, não faltaram liberdade criativa e entusiasmo junto às várias barraquinhas do Mercadinho. “As pessoas gostam de artesanato e falam connosco”, diz Dulce Ribeiro, da Fantasi Du, nome das suas criações artesanais feitas em feltro. A artesã também não tem dúvidas quanto à importância da iniciativa: “É interessante para dinamizar a Baixa do Porto”, determina.

Uma dinamização que serve também para promover os trabalhos de muitos artesãos que “cada vez são mais em cada edição”, como diz Adriana Pereira, representante na barraquinha da Corpus Editora e de um stand de bijutaria.

A artesã descreve como “muito positiva” a adesão dos portuenses ao evento. “O Porto está cada vez com mais pessoas e a Baixa com cada vez mais movimento”, acrescenta. Adriana Pereira não poupa na descrição da emoção partilhada por muitos artesãos: “Quem está no mundo artesanal, sente o prazer de usar as mãos”, explica.

Do artesanato urbano parte-se à descoberta de algo diferente. “Um chamamento”, como descreve ao JPN Ana Santos, criadora de roupas de estilo gótico e medieval, o apelo feito à diferença no Mercadinho dos Clérigos. Apesar da barraquinha “despertar curiosidade” pelos visitantes, Ana Santos queixa-se que as vendas são “complicadas” porque o trabalho não é “abrangente”.

Paralelamente à vertente comercial, a segunda edição do Mercadinho dos Clérigos contou também com actuações musicais durante a noite. A iniciativa volta a repetir-se no último sábado de cada mês.