Depois de vários anos no Pavilhão Rosa Mota, a Feira do Livro do Porto está de volta às origens. A Avenida dos Aliados recebe 79º edição do evento de 28 de Maio a 14 de Junho, algo que se deverá repetir até 2012.

À semelhança das edições anteriores, a Feira do Livro 2009 é organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). Entre as novidades previstas, destaca-se a disposição dos pavilhões “em sintonia com a cidade”. “Os novos pavilhões permitirão que a Feira funcione em termos de harmonia estética, como um todo, com uma envolvência em relação à cidade talvez nunca antes conseguida”, disse ao JPN Avelino Soares, director do evento.

O responsável acredita ainda que a crise não vai afectar as vendas. “Temos a certeza que a população tirará proveitos da nova Feira do Livro do Porto, pois o Livro é (e tem que ser cada vez mais) um produto de primeira necessidade”, afirmou Avelino Soares ao JPN.

Nos próximos quatro anos, a APEL deverá contar com o apoio financeiro por parte da Câmara Municipal do Porto para organizar a Feira do Livro. Segundo a Lusa, a ajuda da autarquia “consistirá na comparticipação nos custos de transferência do evento num valor de 300 mil euros, a disponibilizar anualmente no montante máximo de 75 mil euros”.

Ao JPN, Avelino Soares confirma a ajuda anunciada pela autarquia portuense , afirmando que estes subsídios “ajudam a melhorar as expectativas para as próximas edições.

O documento que prevê a atribuição do financiamento deverá ser aprovado votado esta terça-feira, em assembleia municipal.