A infância é determinante para a adopção de certos comportamentos sexuais em adulto. É esta a premissa defendida pelo psicanalista Carlos Amaral Dias, que esta segunda-feira marcou presença no VI Congresso Internacional “O Desejo”, organizado pelo Espaço T.

“O complexo de Édipo cria na criança um protótipo do objecto do amor adulto”, defende o professor.

O psicanalista salientou a diferença entre instinto e desejo sexual, uma das características que distingue os homens dos animais. “As outras espécies procuram a reprodução e a selectividade do desejo é quase inexistente”, diz.

Criança constrói “protótipos do objecto do amor adulto”

Para Carlos Amaral Dias, a evolução sexual do Homem é iniciada na infância, com uma fase “puramente imaginária” em que a criança constrói “protótipos do objecto do amor adulto”. É por isso que, “nas relações de casal, os adultos reconhecem no par traços dos pais”, explica.

O psicanalista salienta ainda a importância da adolescência na vida dos indivíduos. Para o professor, é nesta fase que “o corpo passa a ser sexuado” e se inicia “a demanda do objecto de amor”.

A dependência dos pais, que se prolonga cada vez mais, é outro factor decisivo para a evolução sexual do jovem adulto. Para Carlos Amaral Dias, um jovem dependente dos pais “não pode definir um espaço próprio fora do quarto”.

Assim, problemas como a anorexia ou a dificuldade na construção da identidade são, para o médico, resultado da dificuldade de alguns adolescentes em aceitar a concretização das imagens que trazem da infância e da falta de autonomia.

O VI Congresso Internacional do Desejo continua até terça-feira no Seminário de Vilar.