São quatro os hospitais portugueses preparados para receber possíveis infectados com a gripe suína [Hospital de são João, no Porto, hospitais da Universidade de Coimbra, Curry Cabral e D. Estefânia, em Lisboa.]. Os que não estão incluídos neste grupo aderiram também ao Plano de Contingência e estão preparados para controlar a situação.

Ao nível do Grande Porto, o Centro Hospitalar de Gaia oferece “máscaras e informação” aos utentes com sintomas, disse ao JPN o Director do Serviço de Urgências. Segundo Jorge Santos, se existir na história do doente uma viagem ao México, o paciente é “observado num consultório próprio e caso a suspeita se confirme, é isolado”. Depois de reportada a situação à Direcção Geral de Saúde (DGS), “o doente é encaminhado para o Hospital de São João”, o único da Região Norte que está habilitado a receber casos de gripe suína.

António Sarmento, director do Serviço de Doenças Infecciosas do São João, confirmou ao JPN que o hospital tem um plano de contingência para a gripe que se encontra neste momento “em estado de alerta de nível 1” (o mínimo). Um plano de alerta com os sistemas de vigilância a funcionar que só vai passar a outros níveis “se a situação piorar”, afirma António Sarmento.

O nível de alerta nível 1 “implica ter uma melhor vigilância, verificar a existência do material necessário, e mais pessoal do que aquele que está por norma a trabalhar. É, digamos, a primeira fase deste plano, que depois poderá passar a outros níveis se a situação se agravar”, explica o Director de doenças Infecciosas do Hospital de São João.

Salas de pressão negativa

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Valongo, também aderiu ao Plano de Contingência. “Existe uma sala com pressão negativa” para isolar os possíveis casos de gripe suína, informa José Luís Catarino , director clínico da instituição. Para o responsável, o problema em Portugal “prende-se com o contacto com as pessoas que chegaram do México”. Nestes casos as pessoas “devem antes de tudo ligar para a Linha Saúde 24” (ver caixa).

O caso do Hospital Conde de S. Bento em Santo Tirso é diferente. A Urgência encontra-se neste momento em instalações provisórias e não dispõe, por isso, de salas para isolamento. O presidente do Conselho de Administração, José Dias, adiantoa contudo que em “caso de infecção o doente é imediatamente reencaminhado para o Hospital de São João”.

Linha Saúde 24

Os sintomas da gripe suína são muito semelhantes aos da gripe. Lavagem frequente das mãos, cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir e limpar superfícies sujeitas a contacto manual são alguns conselhos para quem pretende viajar para o México e Estados Unidos. Quem sentir algum sintoma ou tiver alguma dúvida deve ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

Academia também está preparada

Rafael Mala é finalista de Medicina Veterinário no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Apesar de confessar não estar ” muito certo de como a gripe suína se transmite do porco para o Homem”, o futuro veterinário destaca a importância de “não só estar atento aos sintomas dos humanos, mas também dos porcos”.

“As pessoas não têm razão para se preocupar. Os hospitais estão alerta e existem as linhas de apoio a que as pessoas podem recorrer no caso de qualquer dúvida”, diz Rafael Mala.

O aluno do ICBAS acredita que o curso que está prestes a acabar prepara bem os futuros profissionais para situações deste género: “Recebemos formação em termos de higiene e segurança animal e os procedimentos que devemos accionar em caso de qualquer doença contagiosa que possa surgir”.

O nível de alerta pandémico foi elevado de três para quatro, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com informações divulgadas pela Lusa esta manhã, o Ministério da Saúde vai constituir uma Equipa de Acompanhamento da Gripe que se reunirá diariamente para avaliar a evolução da gripe suína.