O líder parlamentar social-democrata e candidato às eleições europeias, Paulo Rangel, defendeu, esta segunda-feira, na apresentação do seu livro “O estado do Estado”, no Palácio da Bolsa, a necessidade de um reforço do poder judicial.

Em época de eleições europeias, o candidato social-democrata pretende que o seu livro seja uma “reflexão sobre o poder”, numa altura em que o Estado já não tem “o monopólio da acção política”. Facto qeu reforça a importância do papel “da justiça e dos tribunais neste novo palco”, explicou à comunicação social.

No livro, Paulo Rangel fala dos “novos poderes” que podem fazer frente ao Estado, como as “organizações não-governamentais” ou até mesmo as “redes de crime internacional”.

O autor defende que os “políticos deviam parar para pensar naquilo que fazem”, pois considera que há pouco espaço para reflexão entre os deputados da Assembleia da República. “A política não deve ser apenas um espaço de acção, mas de redacção”, salienta o autor que, apesar de “ter recebido sugestões em contrário”, fez questão que o livro fosse lançado no Porto, onde reside, como “homenagem simbólica” à cidade.