O Grupo Desportivo Incansáveis nasceu do atletismo. Passo a passo, começou a dar os primeiros frutos no futebol, mas sempre foi visto como uma “brincadeira”. Na época 2005/2006, as Incansáveis sagraram-se campeãs distritais e, com isso, subiram ao Nacional. Hoje, a equipa do Bairro de Balteiro dá cartas na 2ª divisão dos campeonatos nacionais.

Diogo Pacheco, treinador da equipa há quatro anos, vê as Incansáveis como “um clube muito pequenino, um clube de bairro que de ano para ano vai tentando crescer e formar atletas”, afirma. O “mister” da equipa é ambicioso: “Nós queremos sempre ir mais longe mas depende das ajudas que recebemos”, confessa Diogo Pacheco.

Por saber o que é treinar o masculino e o feminino, Diogo Pacheco consegue estabelecer uma comparação: “Ser treinador de uma equipa de futebol feminino ou masculino é rigorosamente igual. Lido com as duas da mesma forma e a única diferença está na faixa etária”, afirma o treinador.

Em termos técnicos e tácticos, para Diogo Pacheco as mulheres estão tão bem treinadas e preparadas quanto os homens. O treinador elogia o trabalho da equipa onde “comecei, fui muito bem recebido e é graças a eles que eu sou alguma coisa”, diz.

“Falta de credibilidade no futebol feminino”

Álvaro Almeida preside o Grupo Desportivo Incansáveis, no masculino e no feminino. Para o presidente, não há diferenças entre as duas equipas, no entanto, é necessário “dar mais credibilidade ao futebol feminino, mais apoios, não só em material mas também a nível monetário”, revela.

O Grupo Incansáveis joga sem qualquer patrocínio e está ainda à espera de uma sede que a Câmara de Gaia prometeu. Enquanto não tiverem essa sede, “fica complicado e nós não apostamos em ir mais longe por falta de apoios”, explica Álvaro Almeida.

A crítica à falta de apoios é partilhada pela capitã da equipa, Patrícia, atleta do clube há cerca de 12 anos. “É sempre bom praticar desporto, mas em Portugal não sinto muito apoio. Somos um bocado esquecidas, Portugal ainda tem uma mentalidade um bocado retrógrada e ainda pensa que futebol é só para homens”, revela a atleta.

No mundo do desporto desde 1990, o Grupo Desportivo Incansáveis tem vindo a formar novas atletas. Mesmo sendo uma “equipa pequenina”, o plantel do Bairro do Balteiro, em Vila Nova de Gaia, não quer ficar fora de jogo e vai marcando pontos na 2ª divisão do campeonato nacional.