Reduzir o consumo de álcool, adoptar hábitos sexuais responsáveis e seguir uma saúde sexual orientada para a reprodução. São estas as principais linhas orientadoras do protocolo “Antes que te Queimes”, assinado, esta quarta-feira, no Governo Civil de Coimbra.

Esta iniciativa teve início em Maio de 2007 na Queima das Fitas de Coimbra, onde funcionou como um teste antes de ser implementada em todas as festas académicas da cidade. A ideia partiu do Atelier de Expressividade da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e alastra-se, agora, a outras festas académicas do país.

O presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Filipe Almeida, admite que não tem conhecimento desse protocolo. Assegura, no entanto, que essas situações não serão descuradas na Queima das Fitas do Porto. “Vão haver algumas acções desse género com alguma grandeza, que têm como denominação ‘Queima Social’.”

Será feita uma “prevenção e minimização de riscos, quer de álcool, quer de drogas”, diz Filipe Almeida, acrescentando que, “junto à entrada principal do recinto”, será feito o “rastreio ao vírus da sida” pelo CAD.

No Queimódromo vão marcar presença instituições que trabalham no sentido da prevenção e orientação, como a Abraço e a Chec-In.

Quanto às actividades diurnas da Queima das Fitas do Porto, nomeadamente o cortejo e Missa da Benção das Pastas, o presidente da FAP garante que não haverá surpresas, seguindo os mesmos moldes do ano passado. “A Missa vai ser nos Aliados, não haverá nenhuma novidade. O cortejo também se irá realizar nas mesmas circunstâncias e terá início por volta das 14h30.”