O balanço dos primeiros 45 dias da campanha “Solar Térmico 2009”, promovida pelo Ministério da Economia e com a parceria da Caixa Geral de Depósitos, indica que mais de duas mil famílias já adquiriram painéis com financiamento do Estado, o que dá uma média de cerca de 45 aquisições diárias.

A campanha, iniciada no início de Março, tem como objectivo apelar à compra destes equipamentos, através de incentivos financeiros no valor de 1.641,70 euros, a fundo perdido, e uma dedução à colecta de 30 por cento.

A Martifer Ener-Q é uma das empresas que participam no programa da campanha “Solar Térmico 2009”, através do desenvolvimento de produtos no âmbito da tecnologia térmica. Pedro Carvalho, administrador da empresa, explica que medidas como esta “promovem o desenvolvimento económico e social do país com a criação de milhares de postos de trabalho”, bem como “uma economia sustentada, livre de carbono”

Entre as mais-valias daquela tecnologia, destacam-se ainda “uma utilização mais eficiente da energia com redução de consumo de combustíveis fósseis”, que traz “a redução do deficit da balança comercial portuguesa”.

O responsável da Martifer Ener-Q esclarece também que, a nível das vantagens, os painéis solares térmicos “são os que têm uma relação custo – benefício mais competitivo para o consumidor dentro das energias renováveis ” . Fraças aos apoios financeiros e fiscais expressos na campanha, “a recuperação do capital pode-se verificar num período até dois anos”, remata.