Vital Moreira, cabeça de lista do Partido Socialista (PS) às eleições europeias, apela aos jovens que, “independentemente das suas preferências eleitorais, votem.” O pedido foi feito esta quinta-feira, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), durante uma sessão pública, na qual também marcou presença a eurodeputada e candidata à Câmara do Porto, Elisa Ferreira.

“Estas eleições têm duas razões adicionais para serem muito importantes”, defende Vital Moreira. Em primeiro lugar, “pela resposta e participação decisiva que o Parlamento vai ter, como órgão legislativo, de debate político na construção da Europa que há-de vir depois de ultrapassada esta recessão”. Depois, por causa do Tratado de Lisboa que é, segundo o candidato, “um avanço significativo em matéria de educação europeia, de cidadania e protagonismo para o Parlamento”.

Elisa Ferreira e as europeias

Elisa Ferreira adiantou que, caso não ganhe as eleições autárquicas, fica no Parlamento. “Acho que sou mais útil no Parlamento Europeu para a cidade do que a leccionar na Faculdade de Economia”, declarou. “Se ganhar, como quero, largo o Parlamento Europeu e venho liderar a Câmara do Porto”, disse, tal como já tinha confirmado ao JPN.

Ao longo da discussão, Vital Moreira apontou “os três valores”, nos quais pretende apostar na União Europeia. “A ideia da União como espaço de liberdade individual, de igualdade e não discriminação”, a “auto-sustentação energética” e “o aprofundamento da cidadania europeia”, em que referiu a proposta da Juventude Socialista que estuda a possibilidade de todos os jovens universitários europeus realizarem Erasmus noutros países sem grandes custos económicos.

Os alunos presentes na sessão tiveram a oportunidade de participar no debate. O desemprego qualificado foi um dos temas referidos pelos jovens. “Nem a União, nem os estados criam emprego. É o crescimento económico que cria emprego”, responde Vital Moreira.