Meias, babygrows, boxers, leggings e camisolas interiores podem vir a complementar tratamentos dermatológicos. A empresa “New Textiles”, uma spin-off da Universidade do Minho, criou uma linha de roupa interior capaz de ajudar a prevenir e tratar doenças da pele.

Cláudio Carvalheira, director comercial da “New Textiles”, explica que ao algodão das roupas foi adicionada prata e algas. Assim se consegue “acalmar o prurido” e ajudar ao tratamento de problemas de secura de pele, hipersensibilidade ou eczemas.

As roupas podem ser compradas em farmácias e parafarmácias, mas Cláudio Carvalheira avisa que “não substituem o tratamento médico”. Por isso mesmo, diz, a comunicação do produto vai ser feita junto dos médicos, para que o prescrevam aos pacientes.

Filomena Azevedo, directora do serviço de Dermatologia do Hospital de São João (HSJ), admite que a invenção da “New Textiles” pode trazer benefícios, mas salienta a “necessidade de acompanhamento médico dos doentes”.

De parte fica, por enquanto, a ideia de criar roupa exterior. “O produto tem de ficar próximo ao corpo” para ser eficaz, revela Cláudio Carvalheira, adiantando que já há novos projectos prestes a sair para o mercado, entre os quais um soutien que já está em fase de testes.