O FC Porto continua bem instalado na primeira posição. No entanto, são apenas quatro os pontos que o separam do Sporting que clama por uma escorregadela dos «dragões». Este fim-de-semana, a equipa comandada por Jesualdo Ferreira viaja até à ilha da Madeira para defrontar o Marítimo que, no sétimo posto da tabela, tem o orgulho ferido pela perda dos três pontos na Luz.

Para a difícil deslocação ao reduto do «verde-rubros», no Domingo, Jesualdo não poderá contar com duas baixas de peso: Hulk e Lucho González. Os «azuis-e-brancos» não perdem há seis jogos consecutivos para o campeonato e estão a apenas três partidas de celebrar o “tetra”.

Ainda com problemas na sucessão, o Sporting concentra-se em diminuir a diferença pontual que o separa do título, deitando sempre um olho ao Benfica para o qual tem, também, apenas uma desvantagem de quatro pontos. Este fim-de-semana, os «leões» viajam até Coimbra com as esperanças reforçadas. A equipa às ordens de Paulo Bento não cede pontos na Liga há seis jornadas e sabe que ainda é tudo matematicamente possível.

Pelo contrário, sonhos já não existem no lado dos «estudantes» depois do empate da jornada passada ante o Paços de Ferreira, que lhes valeu o (quase) afastamento do acesso à Europa. Para a deslocação ao Cidade de Coimbra, a turma de Alvalade já conta com Pedro Silva e Izmailov que já treinaram sem limitações, enquanto Vuckcevic e Grimi continuam em trabalho de recuperação, assim como Rochemback, havendo ainda dúvidas sobre as suas utilizações para esta partida.

Quem também tem viagem marcada para a Madeira é o Benfica que vai defrontar o Nacional, na frente da corrida por um lugar na Europa. Ainda com a ideia em mente de continuar a seguir o “pacto de honra” e com as controvérsias notícias em redor do castigo de Rui Costa, os «encarnados» vão até à Choupana. O que é certo é que o Sporting está por perto e na Luz espera-se o assalto ao segundo lugar.

No entanto, posicionados na quarta posição, os nacionalistas têm, somente, seis pontos de diferença para o Benfica. Para o jogo de Sábado, Luisão continua a ser baixa confirmada, enquanto Pablo Aimar, que durante a semana treinou com limitações, e Miguel Vítor, ausente devido a gripe, são dúvidas para o jogo da Madeira.

Nacional e Sp. Braga confortáveis e isolados na luta pela Europa

A luta pela Europa continua bem animada com o Nacional na frente mas com o Sp. De Braga à perna, a um ponto de distância. Os bracarenses também sonham com um lugar europeu e, por isso, estão obrigados a vencer na deslocação ao campo do Rio Ave, décimo-terceiro na classificação geral. Quem está cada vez mais fora desta luta é o Leixões depois de ter vacilado e empatado frente aos vimaranenses na última jornada. O Marítimo, com 37 pontos, também já viu as suas esperanças esfumarem-se.

Trofense-Belenenses: Duelo entre últimos para (tentar) escapar à Liga de Honra

A fuga à «linha-de-água» também merece protagonismo. O Vit. de Setúbal é quem vai na frente da “escapatória” com 22 pontos, a um do décimo-terceiro classificado. Depois da derrota no Dragão, os setubalenses vão tentar vencer, em casa, o Paços de Ferreira, décimo na geral. Caso cedam, o Belenenses vem logo atrás, com uma desvantagem de um ponto. Em penúltimo lugar, a equipa orientada por Jaime Pacheco defronta o último classificado, o Trofense, na cidade da Trofa, num dos duelos mais aguardados na luta pela fuga à despromoção. Ambos os clubes estão separados por, apenas, dois pontos.