A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai disponibilizar consultas gratuitas de psico-oncologia aos doentes oncológicos e aos seus familiares.

Porto e Coimbra são as primeiras cidades a receber o projecto “Living Longer and Better”, que se encontra em funcionamento nas sedes da LPCC. Cada unidade de apoio psicológico vai contar com dez técnicos disponíveis para acompanhar o estado psicológico e emocional do doente ao longo das fases da doença.

Coordenador nacional do projecto, Renato Martins afirma que esta iniciativa tem como objectivo colmatar as falhas que existem em todo o país. “Há hospitais em que nem existe sequer serviço de psico-oncologia”, afirma. A LPCC decidiu, por isso, disponibilizar estas consultas gratuitas porque acreditam que “o apoio psicológico pode aumentar bastante a qualidade do doente, melhorar a sua adesão terapêutica”.

O objectivo é, ao formar grupos de auto-ajuda, “prestar apoio psicológico através de psicoterapia individual, psicoterapia de grupo e psicoterapia de casal”.

Objectivo: 30 mil consultas em 2009

Neste momento a LPCC tem capacidade para dar cerca de 100 consultas semanais. Até ao final do mês de Maio espera aumentar a capacidade para cerca de 500 consultas. “O nosso objectivo no primeiro ano é tentar atingir 30 mil consultas de doentes e familiares”, diz Renato Martins.

A médio prazo, Renato Martins afirma que a LPCC pretende a cobertura integral das populações mais isoladas. “Estamos a pensar estender também às ilhas, Madeira e Açores. A ideia é englobar Portugal continental e insular.”

O projecto engloba também a sensibilização da população. “Temos noção que nós, Liga, sozinhos não o conseguiremos. Por isso é que o projecto vai englobar também uma componente de sensibilização para fazer com que determinadas associações e instituições que estão localizadas noutros pontos do país tentem seguir o nosso exemplo em criar serviços semelhantes ao nosso”, diz Renato Martins.

O financiamento do primeiro ano do projecto está a cargo da instituição americana Amgen Foundation, que patrocina, pela primeira vez, uma iniciativa nacional.