Luís Filipe Menezes está contra um governo de Bloco Central, fruto de uma coligação entre o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD), pois tal união seria “aniquiladora da vivacidade necessária ao funcionamento da democracia portuguesa. O autarca gaiense vai mais longe ao caracterizar como “absurdo” o debate precoce sobre este assunto.

O tema foi lançado pela praça pública pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que, em entrevista ao Diário Económico, manifestou-se como favorável a uma coligação entre o PS e o PSD, por, a seu ver, se tratar da melhor solução caso não exista maioria absoluta nas próximas legislativas. “Como militante do PSD, se alguma vez tivesse de emitir opinião (…), iria votar contra o Bloco Central”, admitiu o ex-líder social-democrata.

Menezes aproveitou a ocasião da apresentação de Vila Nova de Gaia como “Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2009” para perspectivar possíveis coligações em países europeus, que seriam, na sua opinião, um “escândalo nacional”. O social-democrata acrescentou, ainda, que “as grandes coligações são raras no mundo”, lembrando as excepções do empate técnico nas eleições alemãs ou o caso de Israel em contexto de guerra.

Gaia é a Capital da Cultura do Eixo Atlântico

Como nova “Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2009”, Vila Nova de Gaia vai receber mais de 300 eventos ao longo dos meses de Junho, Julho e Agosto. Segundo o secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoán Vázquez Mao, a decisão de eleger Gaia foi unânime, por se tratar de uma referência no Eixo Atlântico, tratando-se, assim, de uma óptima oportunidade para fundir sinergias das culturas portuguesa e galega.

O vereador da Cultura, Património e Turismo em Gaia, Mário Dorminsky, acrescenta que se trata de um “quase culminar” do que tem sido feito pela cultura em Gaia, tendo sempre em mente uma “divulgação das tradições”.

Festival de Blues, Expocidades, Mostra de Artes Performativas e Conferência de Média são alguns dos exemplos dos eventos, das mais variadas áreas artísticas, que vão transformar Gaia entre Junho e Agosto de 2009

Na conclusão da sessão, o presidente da autarquia lembrou que Portugal necessita de uma “política económica para o país e não para as PME´s”. O autarca considera que é preciso apostar na competitividade nacional para ultrapassar a actual falta de dimensão crítica e só depois impulsionar o crescimento das PME´s.