A Deolinda chegou e encantou os estudantes na noite de segunda-feira da Queima das Fitas do Porto. Pela primeira vez na festa académica, Ana Bacalhau e companhia mostraram que o fado, que inspira a sua música, pode ser animado.

A abrir a terceira noite da Queima, o quarteto rendeu-se aos encantos da invicta. “Lisboa não é a cidade perfeita, por isso viemos até ao Porto”, entoou a vocalista ao iniciar uma das muitas canções, que os estudantes mostraram saber de cor e salteado.

Queima do Porto no JPN

Até domingo, dia 10 de Maio, o JPN vai acompanhar os momentos mais emblemáticos da Queima das Fitas do Porto 2009. Das noites no Queimódromo às vibrações do Cortejo, passando pela música do FITA, não percas tudo o que interessa saber sobre a semana mais longa da academia do Porto.

A interacção com os estudantes foi uma constante, com as muitas histórias que a menina de Lisboa tem para contar. O público dançou e cantou ao som de temas como “Fon Fon Fon”ou “Fado Toninho”, repetidas no “encore”.

“É a terceira que vimos tocar ao Porto e de cada vez é melhor. Somos tão bem recebidos aqui, é uma felicidade para nós”, revelou a banda em conferência de imprensa.

E os estudantes retribuem. José Tiago Monteiro e Claúdia Tavares, da Escola Superior de Tecnologias da Saúde (ESTSP), vieram por causa de Deolinda, e no final a opinião resume-se a uma palavra: “Espectacular”, dizem. O concerto, novidade para a maioria, foi de encontro às expectativas dos estudantes. “Já vinha a pensar que ia ser uma coisa boa e fo!”, refere a jovem.

Na ressaca do fim-de-semana, a noite mostrou-se mais calma, mas ainda assim os estudantes não arredaram pé para ver a segunda banda da noite. Os Blind Zero regressaram a casa e aos concertos “eléctricos”. Com quinze anos de carreira, o grupo portuense apresentou algumas novidades. Um cenário luminoso, a ilustrar o single do novo álbum, “Luna Park”, a lançar em breve.

O público vibrou ao ouvir temas como “Woman”, “Big Brother” ou “Shine On”, bem como nas covers que a banda tocou de Pixies e Depeche Mode. “É tão bom tocar em casa”, revelou Miguel Guedes durante o espectáculo.

As saudades de actuar no Queimódromo fizeram-se notar tanto na banda, como no público [Vídeo]. Anabela Magalhães veio à queima, pela primeira vez este ano, para assistir ao concerto. “Blind Zero always in my heart”, revela,em tom de brincadeira, a estudante da Faculdade de Ciências.

De resto, a melhor organização do recinto foi um dos aspectos elogiados pela maioria. Segundo um estudante da Faculdade de Medicina Dentária, este ano “a organização das barracas está muito melhor, muito mais fluída, não há tanto trânsito”.

Esta terça-feira, a noite promete encher o recinto da Queima das Fitas do Porto, com o assíduo Quim Barreiros e Banda Lusa, ainda na ressaca do Cortejo académico.