Foi apresentada durante a tarde desta quarta-feira, a nova edição do projecto Pense Indústria, organizada pela RECET – Rede de Centros Tecnológicos de Portugal.

A iniciativa, lançada no âmbito da I Semana Europeia das Pequenas e Médias Empresas, tem como objectivo aproximar e sensibilizar os jovens para actividades industriais, bem como “despertar o interesse para áreas da engenharia, ciência e tecnologia”, diz a organização.

O projecto, de âmbito internacional, pretende abraçar várias escolas do país e cerca de 300 alunos e consiste na criação de um Fórmula 1 em miniatura. O processo envolve, desde a criação do carro até à preparação de um plano de negócios em inglês, que inclui um orçamento e angariação de patrocínios, com vista a uma futura participação no campeonato mundial.

Em conferência de Imprensa, Castro Guerra, Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, alertou para a falta de interesse dos jovens por esta área. Afirmou que “Portugal precisa de indústria”, e que programas como este desempenham um “papel muito importante” nessa aproximação. O governantes desmistificou ainda a ideia de que “a indústria é um trabalho árduo”, explicando que pode ser uma área que apela à criatividade e inovação.

O desafio irá contar com três finais regionais (Norte, Centro e Sul), seguido de uma final nacional. O grupo que se sagrar vencedor vai participar na final mundial, a realizar-se em Londres no mês de Setembro, por ocasião do Grande Prémio de Silverstone.