Era uma das noites mais esperadas da Queima das Fitas 2009 – os billhetes esgotaram – mas acabou por ser “às escuras”que os estudantes da academia viveram mais uma noite “pimba”. Por volta das duas e meia da manhã, pouco tempo depois do último concerto ter terminado, o recinto do Queimódromo foi atingido por um “apagão” que só terminaria com os primeiros raios de sol. “Uma falha na corrente no posto de transmissão deu origem a falta de luz”, explica Filipe Almeida, presidente da FAP.

A falha de electricidade durou três horas e deixou às escuras todo o espaço do Queimódromo até “por volta das 6.20 da manhã”. Quanto ao prejuízos que esta falha de corrente possa trazer as barraquinhas e as zona de restauração afectadas, Filipe Almeida diz que “vão ser tomadas medidas para diminuir os danos que possam ter havido”.

Queima do Porto no JPN

Até domingo, dia 10 de Maio, o JPN vai acompanhar os momentos mais emblemáticos da Queima das Fitas do Porto 2009. Das noites no Queimódromo às vibrações do Cortejo, passando pela música do FITA, não percas tudo o que interessa saber sobre a semana mais longa da academia do Porto.

Antes, a quarta noite da edição de 2009 da Queima das Fitas abriu com sabor a norte. Na “ressaca” do cortejo, a Banda Lusa entreteve os estudantes com vários êxitos da musica popular portuguesa. A música “Bate, Bate, Bate” foi eleita “a melhor” pelos estudantes.

“O Porto tem para nós um significado muito intimista” disse o vocalista, Paulo Ribeiro. O líder da Banda Lusa explicou que poder “chegar às novas gerações é o principio pelo qual regem as suas carreiras.Não nos podemos esquecer das raízes que existem na musica portuguesa” apelou o músico em conferência de imprensa.

“Vamos lá malta”, foi desta maneira que Quim Barreiros cumprimentou o Porto na abertura do momento musical mais esperado da noite. Num misto de êxtase e diversão, o público, de todas as idades, mostrou por que razão continuam a eleger Quim Barreiros como o “rei” da Queima do Porto. “A música dele é um hino à Queima das Fitas” diz Jorge Silva, estudante de Engenharia e Gestão da FEUP.

Apesar do Queimódromo ter esgotado, o balanço que os estudantes fazem da Queima de 2009 deixa a desejar. Segundo Sofia Martins, aluna de Enfermagem, “este ano a Queima tem menos gente”. Mas há coisas que não mudam. Para Teresa Pacheco, estudante de Letras, “o lema da noite de terça-feira é diversão e desgraça”, mesmo às escuras.