Incentivar o empreendedorismo e a internacionalização para fazer crescer novas e velhas Pequenas e Médias Empresas (PME). É esse o grande objectivo do programa de mobilidade “Erasmus Para Jovens Empreendedores”, a mais recente estratégia lançada pela União Europeia (UE) para promover o desenvolvimento do sector empresarial na Europa.

A nova filosofia de mobilidade está direccionada não a alunos, mas a jovens que estejam interessados em criar novas empresas e projectos, para além de promover o diálogo e a troca de experiências.

A iniciativa privilegia jovens da UE que queiram cooperar entre si. A ideia é lançar novos desafios dentro dos 27 estados membros, “para estimular a empregabilidade e a economia global”, como afirma Nuno Soares, um dos responsáveis pelo projecto.

Quem pode participar?

O projecto, ainda em fase experimental, estabelece apenas que o candidato tenha um plano de negócios. A partir deste ponto, os jovens empreendedores interessados estão aptos para o intercâmbio de experiências. A intenção é a de incrementar o empreendedorismo jovem e apoiar os empresários que desejem receber os candidatos.

“Há a necessidade urgente de criar uma cultura empresarial na Europa e eliminar as fronteiras a nível das PME”, destaca o responsável ao JPN.

O programa prevê que os jovens possam passar até um máximo de 6 meses a trabalhar conjuntamente com um empreendedor experiente de outro país da União Europeia (UE). A forte participação de empresas experientes e já consolidadas no mercado foi inesperada. “Em Portugal, o maior número de inscrições foi o de empresas com maturidade no sector de negócios, que querem receber novas forças de trabalho”, salientou Nuno Soares.

Clara Gonçalves, do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acredita que estas empresas “conseguem ver no projecto a possibilidade de se capacitarem para entrar em novos mercados”.