PCP e Verdes e BE avançam com medidas para pôr fim à utilização de animais nos circos. Associação Animal aplaude iniciativa "tardia". Director do circo Chen recusa maus-tratos aos animais.

A Assembleia da República vai discutir, esta quinta-feira, a proibição do uso de animais nos circos. Em cima da mesa estarão três propostas provenientes de partidos de Esquerda, que apontam para o fim (imediato ou gradual) dos animais nos circos.

Miguel Moutinho, da Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal (Animal) encara como “positiva” a discussão parlamentar. O responsável destaca “o facto de haver três iniciativas de três grupos parlamentares diferentes acerca desta questão”.

Apesar disso, o presidente da Animal considera que a acção é “bastante tardia, na medida em foram apresentadas provas de crueldade contra animais em circo e de manutenção inadequada destes animais, em Outubro de 2005. Só quase quatro anos depois é que há uma resposta de grupos parlamentares”, queixa-se.

Das várias propostas que vão a discussão, o presidente da Animal considera que o partido ecologista Os Verdes tem um projecto de lei “bom, que propõe a proibição imediata do uso de animais selvagens em circos e a proibição faseada do uso de animais domésticos em circos. É bastante corajoso e bastante razoável”.

Já o PCP propõe o fim gradual dos animais nos circos. A proposta prevê a entrega voluntária e gradual dos animais, mediante o pagamento de uma indemnização aos proprietários. Miguel Moutinho considera que este é um projecto “moderado e que fica aquém do necessário” já que “estamos a falar de necessidades urgentes.”

Quanto ao projecto de resolução do Bloco de Esquerda, Miguel Moutinho acusa a iniciativa de ser “frouxa e tão inútil, na medida em que põe nas mãos do Governo – que ostensivamente nada tem feito a favor dos animais – “uma tarefa que o governo não vai executar.”

Circo Chen: Animais “são super bem tratados”

Do lado dos circos, Miguel Chen afirma ao JPN que esta discussão é uma “politiquice”. “Preocupam-se com os animais mas nunca vi nenhuma petição dos partidos de esquerda a preocupar-se de facto se as pessoas do circo têm uma vida pelo menos razoável”, acusa.

Miguel Chen diz que “as pessoas é que escolhem. Se vêm ao circo é porque querem animais”. Diz ainda que o circo Chen nunca foi acusado de maus tratos aos animais. “Nós queremos os nossos animais. Não só porque são super bem tratados, como porque gostamos deles”, afirma.

Apesar disso, o responsável admite que os animais são uma fonte de lucro para os circos. São “uma fonte para conseguir trazer pessoas ao circo e com essas pessoas pagar aos artistas. Se não tivermos essa fonte, como é que pagamos aos artistas?”.