Um Coliseu do Porto com lotação esgotada recebeu a 22.ª edição do Festival Ibérico de Tunas Académicas (FITA), esta quarta-feira à noite.

O espectáculo, inserido na Semana Académica do Porto, contou com as actuações da Tuna de Engenharia do Porto, da Tuna de Contabilidade do Porto, da Tuna Académica da Universidade Portucalense, da Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto (FEP), da Tuna de Medicina do Porto, da Tuna da Universidade Católica do Porto e da Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Escassos minutos antes do início do FITA, o JPN visitou os bastidores do Coliseu e o camarim da Tuna de Contabilidade do Porto, onde os acordes soltos emolduravam um ambiente expectante e a sala de espectáculos.

Queima do Porto no JPN

Até domingo, dia 10 de Maio, o JPN vai acompanhar os momentos mais emblemáticos da Queima das Fitas do Porto 2009. Das noites no Queimódromo às vibrações do Cortejo, passando pela música do FITA, não percas tudo o que interessa saber sobre a semana mais longa da academia do Porto.

Horas depois, a distinção de melhor tuna foi atribuída à Tuna de Engenharia do Porto, enquanto que as Tunas da Universidade Católica do Porto e a Tuna Académica ISEP asseguraram a segunda e a terceira posições, respectivamente. Os restantes títulos – Melhor Solista, Melhor Pandeireta, Melhor Estandarte e Melhor Instrumental – foram arrecadados pela Tuna da Universidade Católica do Porto, que acumulou, assim, cinco dos sete prémios do festival.

Os três mil espectadores assistiram ainda às actuações extra concurso da Tuna Feminina do Órfeão Universitário do Porto e da Tuna Universitária do Porto.