Bloco de Esquerda, Os verdes e Partido Comunista apresentaram ontem propostas para restringir ou proibir o uso de animais no circo. O Parlamento chumbou as três propostas.

O PS chumbou, esta quinta-feira, os dois projectos do Bloco de Esquerda e do Partido Ecológico Verdes para proibir o uso de animais nos circos. Foi igualmente chumbado o projecto do PCP que previa o reforço da protecção dos animais utilizados em espectáculos circenses.

A proposta de criação de um cadastro nacional de animais de circo lançada pelo PCP foi a que mais dividiu a bancada socialista. Houve vários deputados do PS que contrariaram a posição do partido e votaram a favor dos diplomas, ou se abstiveram. No entanto, não foram suficientes para aprovar os projectos-lei. Apenas o CDS-PP votou favoravelmente os três diplomas.

O debate em plenário foi marcado por declarações polémicas da deputada socialista Eugénia Alho. A deputada acusou os partidos da oposição de, “numa altura de crise”, darem “prioridade aos animais selvagens” em detrimento “dos trabalhadores” dos circos.

Palavras que vão de encontro à opinião de Miguel Chen. Ao JPN, o director do circo Chen já tinha apelidado a discussão de “politiquice”. “Preocupam-se com os animais mas nunca vi nenhuma petição dos partidos de esquerda a preocupar-se de facto se as pessoas do circo têm uma vida pelo menos razoável”, disse.