Às dez horas em ponto deste domingo, em frente ao Cubo, na Praça da Ribeira, cerca de 50 pessoas juntaram-se para ouvir Elvira Mea, guia de mais um “Passeio da Primavera”.

“Na senda dos judeus e cristãos novos portuenses”, este passeio teve por objectivo fazer um retrato da vida dos judeus e cristãos novos sediados no Porto desde a Idade Média e, ao mesmo tempo, desvendar alguns segredos sobre a sua passagem pela cidade.

Da Ribeira, zona de residência de muitos cristãos-novos no séc. XVI, os participantes foram guiados até ao Mercado Ferreira Borges, onde foi feita nova paragem para explicar a importância das ruas adjacentes, habitadas pelos cristãos-novos quando estes haviam sido recentemente convertidos ao cristianismo.

Sinagoga secreta transformada em lar de idosos

A visita deste domingo teve como destaque a passagem por uma sinagoga secreta do séc. XVI, agora transformada num lar de idosos da paróquia de Nossa Senhora da Vitória. A descoberta aconteceu aquando da remodelação do edifício em 2005, autorizada pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Apesar do achado na Rua de S. Miguel, as obras avançaram mesmo e, hoje, pouco resta hoje da sinagoga original. Elvira Mea afirma que tal aconteceu “por falta de interesse da Câmara Municipal e do IPPAR”, que “levaram à destruição da maior parte do que ficara da sinagoga ‘secreta’ do séc. XVI”, apesar dos esforços do padre da paróquia e da historiadora para demonstrar a importância do achado. Mesmo assim, declara Elvira Mea, o que sobra da sinagoga original é alvo de “romaria” de estudiosos e judeus de diversos países, “especialmente dos Estados Unidos da América”.

Elvira Mea, professora de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), explicou que, apesar do que se passara um pouco por todo o lado, a população portuense”aceitava bem a presença dos cristãos-novos” e “foi quem mais fez frente à Santa Inquisição, preferindo sofrer tortura a denunciar os cristãos-novos”.

A visita deu ainda destaque às escadas da Esnoga, agora intituladas de Escadas da Vitória, que dariam passagem aos cristãos novos que, em segredo, visitariam a sinagoga do séc. XVI situada perto de São Bento da Vitória. Sinagoga (ver caixa).

Os “Passeios da Primavera” são uma iniciativa anual do Pelouro da Cultura, Turismo e Lazer da Câmara Municipal do Porto e têm edição similar, também, no Outono, explorando os pormenores mais interessantes de um Porto cheio de histórias para contar.

O próximo passeio pelos segredos do Porto vai ter lugar no dia 17 de Maio, pelas 10 horas, e passará pelos sítios que marcaram a breve presença do Rei Carlos Alberto da Sardenha na cidade.