Albert Montanes é o novo campeão do Estoril Open. O tenista espanhol venceu James Blake na final da 20ª edição da prova portuguesa, em três “sets”, com os parciais de 5-7, 7-6 e 6-0, numa partida que durou 2 horas e 13 minutos.

O norte-americano – que derrotou Frederico Gil na primeira ronda do torneio – beneficiou de dois “match points” no segundo “set”, mas acabou por não fechar o encontro e isso custou-lhe caro. James Blake que, de manhã, tinha eliminado Davidenko, quebrou fisicamente. Montanes igualou o encontro e depois não deu hipóteses no decisivo “set”, vencendo por 6-0.

Esta foi a primeira vitória de Montanes na presente temporada, e a segunda da carreira para o espanhol que ocupa actualmente o 35º lugar do ranking ATP.

Na final feminina a vitória sorriu à belga Yanina Wickmayer, 88ª classificada no ranking mundial, que bateu na final a russa Ekatarina Makarova, 43ª do ranking WTA, por dois sets com os parciais de 7-5 e 6-2, numa final sem história e que terminou em 1hora e 31 minutos.

Em pares masculinos a vitória foi da dupla norte-americana Eric Butorac e Scott Lipksky, que bateram Martin Damm, da República Checa, e Robert Lindstedt, da Suécia, com os parciais 6-3 e 6-2. Na final de pares feminina a vitória sorriu à, também, dupla norte-americana composta por Raquel Kops e Abigail Spears, terceira cabeça-de-série desta 20.ª edição do Estoril Open. Pelo caminho ficaram a canadiana Sharon Fichman e a húngara Katalin Marosi, derrotadas com os parciais 2-6, 6-3 e 10-5.