Não faltaram os soldados, o povo, nem o próprio General Soult. Duzentos anos depois, foi vestida a rigor que a Rotunda da Boavista recebeu, na manhã de sábado, a evocação da Batalha do Porto que resultou na retirada das tropas francesas lideradas por Soult.

Homenagear os soldados portugueses e estrangeiros mortos na batalha foi o alvo da recriação organizada pela Área Metropolitana do Porto, no âmbito das comemorações do bicentenário das Invasões Francesas. O evento reuniu cerca de 400 pessoas trajadas e armadas à época.

Para Ana Lourenço, uma das muitas pessoas entre a assistência, este tipo de iniciativas é muito útil. “Tenho quatro filhos e até fui buscar o mais novo a casa, de propósito para vir ver. É uma óptima forma de perceberem o que se passou e como se passou e de incutir o gosto pela História”.

A mãe adverte, contudo, para a “pouca divulgação” que houve da iniciativa, pois “só soube da recriação no próprio dia”.

Armindo Ferreira e Jesus Santos, ao invés, tinham conhecimento da iniciativa. Elogiam a recriação, que “estava interessante” e encaram-na como a demonstração do “orgulho portuense”.

O leão e a águia

O monumento situado no centro da Rotunda da Boavista é uma homenagem aos heróis das Invasões Francesas (Guerra Peninsular). No topo do pedestal de 45 metros, o leão, símbolo da vitória de Portugal e da bravura portuense, domina a águia, que simboliza a França e o Império Napoleónico. O episódio de Ponte das Barcas está representado na mãe que segura o filho nos braços.

No mesmo dia em que se comemorava o Dia da Europa, várias delegações de associações napoleónicas da Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda e Reino Unido marcaram também presença na recriação da Batalha do Porto, que se estendeu depois até à Cordoaria e daí até à zona ribeirinha do Porto e de Vila Nova de Gaia. Nestes locais foram simulados os combates de 1809, já no domingo, dos quais resultaram dois feridos, que tiveram alta do hospital nessa mesma tarde.

Também no âmbito das Invasões Francesas, o Palácio de Cristal acolhe a exposição evocativa “O Porto e as Invasões Francesas” até ao dia 4 de Setembro. A entrada é gratuita.