A Universidade do Porto (UP) foi a grande vencedora dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Natação, disputados, no passado domingo, em Lisboa. O triunfo valeu a recuperação do título perdido, em 2008, para a Universidade de Lisboa, instituição que organizou os campeonatos deste ano.

Depois de, em Abril, ter conquistado o título de campeã nacional universitária nos Campeonatos Nacionais Universitários, realizados no Porto e em Gaia, a universidade portuense ganha agora a etapa da Natação, com 27 medalhas conquistadas

A delegação da UP, constituída por 42 atletas, arrecadou 14 medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze, tendo-se superiorizadio, na tabela geral, aos atletas da Universidade de Lisboa. “O objectivo, que era a recuperação do título de campeã universitária, foi alcançado”, resume Miguel Monteiro, do Gabinete de Actividades Desportivas da Universidade do Porto (GADUP),

Entre os atletas participantes, destaca-se o olímpico Adriano Niz, que deu à UP três medalhas de ouro em 50 e 100 metros costas e 100 metros mariposa. COm uma participação nosJogos Olímpicos de Atenas 2004 no currículo, Adriano considera o desporto universitário “bastante importante”, explicando que “para além de ser um incentivo à modalidade, poderá dar novos espaços para os que não querem competir a nível federado e pretendem manter-se na modalidade”.

Apesar de já ter participado nas maiores competiçõess mundiais, o atleta olímpico sublinha a importância da competição universitária. “O espírito cativa-me, é totalmente diferente das grandes competições como as dos Jogos Olímpicos, é uma camaradagem muito grande”, salienta.

Miguel Monteiro revela ainda que a participação dos estudantes da UPnas actividades desportivas “tem aumentado de ano para ano”. Isto, apesar do esforço que os atletas têm que fazer para “conciliar aulas com desporto universitário e desporto de alta-competição. É complicado mas, com esforço e vontade, tudo se consegue», afirma Adriano Niz.

A Universidade do Porto conquistou pela primeira vez as medalhas de ouro e prata nos 4x50metros livres masculinos. Juntando este título aos conquistados nos restantes CNU’09, a UP reforça o estatuto de favorita na corrida ao prémio de melhor Instituto Superior de Desporto Universitário em Portugal, atribuído pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).