Os responsáveis pela organização da “Race of Champions” acusam Rui Rio e a Câmara Municipal do Porto de estarem a colocar “barreiras à divulgação” do evento. “O maior entrave tem sido a Câmara Municipal do Porto e Rui Rio, por causa do Circuito da Boavista”, critica Ni Amorim, Chairman da GNI Events, empresa encarregue da organização da Race of Champions Southerns Europe Final.

“Há lobbies que decorrem na cidade do Porto e que concorrem contra nós”, completa o responsável.

Marcada para 5, 6 e 7 de Junho (um mês antes da jornada dupla do Circuíto da Boavista), no Estádio do Dragão, a “Race of Champions” é uma competição que pretende reunir pilotos de várias áreas do desporto motorizado nacional e internacional.

Para além dos melhores pilotos portugueses, estarão no Porto nomes como Johhny Herbert e Heinz-Harald Frentzen (ex-pilotos de Fórmula 1), Carlos Sainz Miki Biasion (antigas “glórias” dos Ralis), o motociclista Daniel Sordo, ou Michael Doohan (antigo penta-campeão mundial de motociclismo, na categoria de 500 cc).

Com um investimento previsto de cerca de três milhões de euros, o evento estará dividido em quatro categorias: a Race of Champions Portugal, dedicada os melhores pilotos nacionais; a Race of Champions South Europe, com pilotos de Portugal, Espanha, Itália e Grécia; a Race of Champions Legends, que contará com vários ex-campeões mundiais de Fórmula 1 e de Ralis; e a a Race of Champions Iberia, que vai opor os melhores pilotos da Península Ibérica.

A influência ibérica justificou, aliás, a escolha da cidade do Porto para receber a edição 2009 da Race of Champions. “Escolhemos o Porto porque vivemos cá, temos um estádio feito em 2004 com todas as condições e porque temos a Galiza a uma hora e tal daqui com gerações de espanhóis com tanta ‘afición’. Não havia razões para que não se fizesse aqui”, justifica Ni Amorim.

“É difícil ser piloto em Portugal”

Mas nem só da “Race Of Champions” se falou, esta terça-feira, durante a palestra que levou “A Fórmula 1 e a Race of Champions” á Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). A audiência pôde ainda ouvir o testemunho de Pedro Matos Chaves, ex-piloto de Fórmula 1 e um dos mais experientes pilotos portugueses.

Desporto Profissional em debate

“A Fórmula 1 e a Race of Champions” integra um ciclo de conferências organizadas no âmbito da Pós-Graduação em Gestão do Desporto Profissional da FEP. “Temos tentado ir buscar pessoas que nos falem do desporto profissional em diversas modalidades. E naturalmente uma delas é o automobilismo”, explica Pedro Sarmento, da Comissão de Organização do curso. O futebol e o andebol fora mtemas de sessões anteriores. mas “foi o automobilismo que atraiu mais pessoas”, remata.

“Falar de automóveis é fácil para mim. É difícil ser piloto profissional em Portugal. Nós vemos isso pelo número de profissionais que existem. É um país pequeno, com um mercado e uma economia pequena, e com pouca influência na indústria dos automóveis”, revela Pedro Matos Chaves.

A nível do Karting, o piloto português faz ainda um paralelo entre os dois países ibéricos: “Há muitos anos os karts eram mais desenvolvidos em Portugal do que em Espanha. Hoje é o contrário, muito à custa do fenómeno ‘Alonso'”, afirma.

O seminário organizado no âmbito da Pós-Graduação em Gestão do Desporto Profissional pelas Faculdades de Economia (FEP) e de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto contou ainda com a presença de Francisco Miranda, CFO da GNI Events.