Belmiro de Azevedo, Daniel Bessa e João Picoito são alguns dos convidados nacionais que vão estar presentes na Semana de Promoção da Inovação e Empreendorismo da Universidade do Porto (SpieUP’09) que arranca, esta quinta-feira, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A novidade em relação ao ano passado são “os convidados internacionais, nomeadamente dos Estados Unidos e da Inglaterra, que vêm dar uma outra perspectiva destes fenómenos”, destaca Gonçalo Cruz , da organização do evento.

Para o membro da organização, o destaque da iniciativa é “equivalente”. “Tem nomes nacionais, mas também internacionais, importantes numa outra escala porque são jovens com menos de 30 anos mas com grande futuro perspectivado”, explica.

O objectivo da iniciativa é, de acordo com Gonçalo Cruz, “promover junto da comunidade da Universidade do Porto, alunos, ex-alunos e docentes todas as temáticas ligadas ao empreendorismo”.

O evento arranca às 10 horas, com uma masterclass intitulada “Como criar um plano de negócios”. A intervenção dos empresários nacionais ocorre sexta-feira, por volta das 17h30, na Faculdade de Economia da UP.

No total, estão inscritas para o evento cerca de quatro mil pessoas. “Estimamos conseguir atingir as 4.500 pessoas ou as cinco mil”, destaca Gonçalo Cruz. As inscrições estão esgotadas para quinta e sexta-feira

O SpieUP’09 decorre até sábado, terminando com actividades de networking , paralelas a outras conferências durante toda a iniciativa, e com uma conferência na Casa da Música.