O Futebol Clube do Porto “é dos poucos clubes em que compensa investir em patrocínios. O clube está numa onda de vitórias. Logo, interessa aos patrocinadores passar também uma onda de vitórias”, defende José António Vale, autor de um estudo de marketing centrado no tetracampeão português.

Apresentado esta quarta-feira, na Universidade Lusófona do Porto, o estudo centrou-se no impacto da exposição a mensagens publicitárias a que estão sujeitos os adeptos dentro do estádio, antes e depois de um jogo de futebol. José Vale conclui que a eficácia do patrocínio depende, sempre, do investimento. O patrocinador “deve ainda apostar noutras ferramentas comunicacionais para aumentar a notoriedade do seu produto”.

No caso do FC Porto, “após um jogo, os quatro primeiros patrocinadores reconhecidos foram os quatro patrocinadores oficiais (PT, BES, Nike e Revigrés)”, conclui José Vale. Por outro lado, os adeptos reconhecem com maior facilidade os patrocinadores depois de um jogo de futebol uma vez que ao longo da partida “tiveram acesso às publicidades nas bancadas e nas camisolas”, revela o autor do estudo.

Para Henrique Pais, director do Porto Comercial, “o FCP é a marca com maior notoriedade lá fora e foi claramente pioneira no campo dos patrocínios. Somos líderes neste campo porque criamos mais valias para os nossos patrocinadores”. Quanto ao futuro a nível de investimentos e patrocínios, “vamos esperando, mas como se costuma dizer, no topo da pirâmide”, realçou Henrique Pais, durante um seminário que contou com a presença de Filomena Pinto da Costa, em representação do presidente do FC Porto.

O estudo de José António Vale vai ser publicado no Journal of Sponsorship, em Maio. A publicação é “uma vitória muito grande porque vamos ter uma marca nossa, o FCP, estudada como um estudo de caso em todas as faculdades de gestão, nomeadamente de gestão do desporto”, revela Elisabete Serra, Professora Associada da Universidade Lusófona.