Reunir no Rossio vários sinais da cultura ibérica etnográfica e perpetuar os rituais ancestrais que ainda permanecem vivos em várias regiões de Portugal e de Espanha.

O IV Grande Desfile Máscara Ibérica, visto, por muitos, como o maior desfile temático europeu, começa esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, 17 de Maio. Mais uma vez, Lisboa recebe esta parada, que, o ano passado, reuniu 30 mil pessoas na Baixa da cidade.

Em paralelo com o desfile decorre a “Mostra das Regiões”, uma oportunidade para os participantes “promoverem e divulgarem a sua oferta turístico-cultural para os milhares de turistas que vão à mostra”, destaca Rita Piteira, da organização. Em 2008, a mostra recebeu cerca de 100 mil visitantes.

As expectativas para esta quarta edição são “bastante elevadas porque já existe um retorno dos anos anteriores”, confessa Rita Piteira. Mas a organização não baixou os braços. A aposta foi “melhorar em termos de infra-estruturas e oferta programática” e, por isso, este ano esperam “exceder largamente o número de visitas”.

A novidade desta edição é um dia dedicado inteiramente ao Rio Douro, um elemento que se “enquadra perfeitamente no projecto”, diz Rita Piteira, até porque existem grupos da região do Douro inseridos no projecto.

Além do desfile e da mostra, os visitantes podem assistir a concertos e a espectáculos de fogo-de-artifício ou participar nas provas de vinhos e degustação de produtos regionais. De 15 a 17 de Maio, as máscaras ibéricas prometem dar outra cor ao Rossio.