Durante os próximos três dias, a Universidade de Aveiro vai ser palco da apresentação de vários trabalhos na área da investigação em performance musical. É esse o mote para o Performa 09, um evento com arranque marcado para esta quinta-feira.

De acordo com Helena Marinho, da organização, o objectivo é “promover os estudos em performance, mais concretamente na área da etnomusicologia” uma vez que esta “é uma área de investigação emergente”. No certame vão estar presentes convidados de vários países, com o objectivo de “apresentar alguns trabalhos teóricos”.

A parte prática não está, porém, posta de parte. Helena Marinho que “há muita gente que também vem tocar e apresentar as suas obras” e fala também de uma “forte expectativa de mostrar os trabalhos que são feitos nessa área, e que envolvem tanto os intérpretes como as suas obras”.

O público é essencialmente “ligado à música”, contando também com “os próprios participantes, que vão ver as apresentações dos outros”, explica a docente. A entrada é gratuita para alunos e docentes da Universidade de Aveiro. Os participantes de outras instituições devem usar o formulário de inscrição no site do evento, no qual está também incluído o preçário das actividades.

Esta é a segunda edição do evento, sendo que a primeira decorreu em 2007, subordinada ao mesmo tema e também organizada pela Universidade de Aveiro.