Chama-se “One Step Production Process” e promete voltar a fixar a produção do calçado em Portugal. A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC Porto) e pretende dotar as fábricas da tecnologia necessária para fixar em Portugal a produção de calçado.

O “One Step Production Process” permite integrar as diversas secções que são tradicionalmente usadas na produção de sapatos – corte, costura, montagem e acabamento – numa única fase de fabrico e possibilita ainda a produção simultânea de vários tipos de sapatos.

No contexto do projecto europeu CEC-MADE-SHOE, o INESC Porto desenvolveu a tecnologia com o objectivo de “desenvolver um novo conceito na produção de calçado”, disse ao JPN Rui Diogo, responsável pelo projecto.

Se antigamente Portugal recebia grandes encomendas, a realidade actual é bem diferente. Com a abertura de outros mercados, “as grandes encomendas começaram a ser deslocalizadas para a Índia, China e Marrocos enquanto Portugal ficou com as reposições”, o que implica poucas quantidades e uma grande diversidade. Este novo sistema vem dotar a empresa de um equipamento que “permite que a produção seja feita cá, a preços competitivos e com tempos de resposta curtos”, explica Rui Diogo.

Uma das indústrias mais “modernas do mundo”

A Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS) considera que esta ferramenta vem “beneficiar a indústria do calçado” uma vez que torna as empresas mais flexíveis, mais versáteis e por isso mais disponíveis para responderem às exigências internacionais”, refere Paulo Gonçalves, porta-voz da associação.

Para a APICCAPS, a nova tecnologia pode mesmo contribuir para que “a indústria portuguesa de calçado seja uma das mais modernas e competitivas do mundo”, afirma Paulo Gonçalves.

O “One Step Production Process” foi distinguido recentemente com o prémio GAPI-CTCP Tecnológico dentro do sector.