Depois da vitória sobre o Nacional, chegaram os festejos do “tetra” campeonato à Invicta. Agora, os «dragões» viram os focos para mais dois objectivos: a Taça de Portugal e a Liga Intercalar mas, antes, têm pela frente novo jogo da Liga Portuguesa. Desta vez é contra o Trofense que está no penúltimo lugar da tabela. Aos azuis-e-brancos já não interessam os pontos, mas sim o bom nome da equipa nestes dois últimos jogos.

A equipa comandada por Jesualdo Ferreira não perde pontos para a Liga há oito jogos consecutivos e, com uma das melhores defesas da Europa, já são dez as vitórias conquistadas fora de casa. Mas a jogar no seu reduto, a equipa de Tulipa tem que vencer se quiser manter esperanças na manutenção, , depois do surpreendente empate frente ao Benfica. Para a partida de aábado, Hulk já poderá ser titular, enquanto que a única baixa continua a ser Lucho González.

Ainda a par com o problema da sucessão presidencial, o Sporting viu os sonhos do título caídos por terra. Com apenas,duas jornadas para o final e posicionados no segundo posto da tabela com 60 pontos, os «leões» deslocam-se à ilha da Madeira para defrontar o Marítimo, apenas para cumprir calendário. Isto porque, com sete pontos de vantagem sobre os encarnados e com a questão do título arrumada, o clube de Alvalade já não pode descer nem subir de posição.

Quanto aos maritimistas, posicionados no sétimo lugar da geral, se perderem pontos podem afundar-se na tabela e serem ultrapassados pelos estudantes da Académica e pelo V. Guimaães, mas também já disseram adeus à Europa.

O Benfica viu os seus objectivos irem por água abaixo na última jornada. Primeiro o campeonato, agora dos «dragões», e depois o segundo lugar, o qual é ocupado pelos «leões». Resta, então, aos encarnados segurar o terceiro posto da tabela, uma vez que Sp. de Braga e Nacional espreitam, a apenas quatro pontos. Depois do escandaloso empate na Luz frente ao Trofense a duas bolas, os encarnados deslocam-se ao Minho para defrontar os bracarenses que, em caso de vitória, ficam com uma desvantagem de, apenas, um ponto em relação às «águias».

No entanto, do outro lado do campo vai estar o que poderá vir a ser o próximo treinador encarnado. A saída de Quique Flores parece inevitável e tudo aponta para que Jorge Jesus esteja de águia ao peito, já na próxima temporada. A dúvida persiste mas não afectará a equipa minhota para a partida de domingo. Animado pela goleada frente ao Belenenses no último fim-de-semana, o Braga espera o assalto ao quarto lugar e a aproximação ao terceiro classificado. Na turma da Luz, Reyes está recuperado e pode ser opção, ao contrário de Nuno Gomes.

Nacional, Sp. Braga e… Benfica?

A luta pelo acesso a um lugar na Europa não podia estar mais renhida. Depois da derrota no Dragão, o Nacional permitiu o assalto do Sp. Braga ao quarto lugar. No entanto, estão ambos com 49 pontos, a quatro do Benfica. E é precisamente a recepção à equipa da Luz que os bracarenses preparam.

Já os nacionalistas têm um jogo teoricamente mais fácil, já que recebem o Paços de Ferreira que é décimo classificado. O Leixões já está a dez pontos do quarto e quinto classificados, pelo que a corrida à Europa continua a ser disputada entre minhotos, nacionalistas e… encarnados.

Dia D no Restelo

Na luta pela manutenção, as três últimas equipas estão separadas por apenas dois pontos. Em antepenúltimo lugar está o V. Setúbal que recebe o Leixões e que, em caso de vitória, ultrapassa o 13º classificado e afasta-se da despromoção. Em penúltimo na tabela, o Trofense tem a partida mais difícil dos candidatos à descida, já que defronta o actual campeão nacional.

O Benelenses é cada vez mais último e, com um novo treinador a comandar, Rui Jorge, defronta o Rio Ave. Se a formação de Vila do Conde ganhar, a equipa do Restelo está irremediavelmente condenada a alinhar na Liga de Honra na época 2009/2010.