Um novo parque urbano renasceu no Porto. A Quinta do Covelo transformou-se e conta com uma nova atracção: um parque infantil. Mais espaços verdes, mais áreas de recreio e mais acessibilidades são o resultado do projecto de requalificação, fruto de um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros.

As novas valências da Quinta do Covelo foram inauguradas esta sexta-feira. Na sessão, o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Rio, realçou que o principal objectivo da reabilitação foi reaproveitar o espaço, dando “utilização a um espaço verde que a freguesia de Paranhos tinha e não podia utilizar ou utilizava de forma deficiente”.

O autarca destacou que o novo parque infantil, destinado sobretudo às crianças, surge como uma alternativa ao Parque da Cidade, essencialmente “metropolitano” e que serve “quase todos os concelhos”. Ao invés, este é, segundo o presidente da CMP, um “espaço de menor escala para ser usufruído de uma forma mais próxima”.

Parque da Cidade

Em relação às críticas de que tem sido alvo devido aos terrenos do Parque da Cidade, Rui Rio afirmou tratar-se de “divergências políticas de fundo”. O presidente reforçou a convicção da CMP em adquirir os terrenos, salientando que a solução passa pela permuta de terrenos que a autarquia considere terem “menos utilidade”. “Eu entendo que o Parque da Cidade não deve ter construções, sempre entendi e continuo hoje a entender. É a minha diferença para o PS”, remata.

Para além da Horta Biológica já existente, o parque possui agora uma esplanada, um relvado para jogos, percursos pedonais e diversas áreas de recreio, destinadas a crianças de diferentes idades. Na parte exterior foram criados mais espaços de estacionamento e o muro existente foi substituído por uma vedação metálica, de forma a permitir uma maior visibilidade para o parque infantil.

Em dia de inauguração, crianças de várias escolas estiveram presentes e estrearam os novos divertimentos. No final da sessão, Rui Rio adiantou que a primeira parte do Parque Oriental, em Campanhã, deve estar concluído antes do final do ano.