Um portal, criado numa lógica colaborativa e social, em que os alunos do 1.º ciclo do ensino básico podem interagir, em segurança, com as novas tecnologias. O propósito do projecto Escolinhas, uma iniciativa da Universidade do Porto (UP), traça-se em poucas palavras. O objectivo, no entanto, tem um maior alcance: promover e divulgar os trabalhos dos alunos dentro da família e, até, noutras escolas.

“Há tanta coisa que as crianças fazem ao longo do ano lectivo e que passa despercebida aos pais. E há coisas tão giras que merecem ser divulgadas”, explicou, ao JPN, esta quinta-feira, o co-autor desta iniciativa, Ademar Aguiar.

A opinião dos mais pequenos

O JPN foi falar com os alunos da escola EB 1/2 de Cabanões, de Vila Nova de Gaia, que marcaram presença na apresentação nacional do projecto. Embora a maioria ainda não tivesse experimentado o site, a resposta dos poucos que já o tinham feito foi positiva.

O projecto começou a ser desenhado no final de 2005, quando Mário Lopes e Nuno Baldaia, ex-alunos da FEUP, responderam ao desafio idealizado pelo docente Ademar Aguiar. A eles juntaram-se Ana Ferreira e Ana Carvalho, ex-alunas da Faculdade de Belas-Artes da UP, que se dedicaram ao design do site. Já há um ano que o sitese encontra em funcionamento, mas restrito à Área Metropolitana do Porto.

Segurança acima de tudo

O site surge como um portal nacional, em que os alunos das várias escolas já inscritas podem fazer, partilhar e dar a conhecer os seus trabalhos, sejam eles poemas, desenhos ou textos. Quando o trabalho estiver finalizado, o estudante pode enviá-lo ao seu professor que, depois, selecciona e publica na plataforma os melhores trabalhos. Os pais são parte integrante do processo, já que podem consultar online o portfolio dos filhos e até requisitar a impressão dos documentos.

Os alunos podem usufruir de tudo o que o site oferece, incluindo um sistema de chat e de Instant Messaging. “Outra característica muito importante é a segurança”, salienta Ademar Aguiar, em alusão ao ambiente fechado e restrito, em que funciona o site

O Projecto Escolinhas ja conta com 17 mil utilizadores e com a adesão de mais de 50 escolas. “O balanço deste ano é muito positivo”, conta o professor, dando como exemplo a centena de trabalhos realizados por uma escola em apenas num dia. O próximo passo para este projecto passa pela expansão a nível nacional.