Mulheres do Norte, de todas as idades, juntaram-se, este sábado, nas ruas do Porto, por uma causa: a luta contra o cancro. Vestidas de cor de rosa, percorreram cinco quilómetros, naquela que foi a quarta edição da “Corrida da Mulher”, onde não faltou a festa, o exercício, a alegria e o orgulho em ser mulher.

“Mulheres, mulheres, mulheres!” era o que gritavam as 14 mil duzentas e cinquenta participantes a uma só voz, até chegarem à Avenida dos Aliados, onde terminou a corrida.

Antes e depois da caminhada, a animação foi uma constante. Pelas dez horas da manhã, eram já muitas as participantes de várias cidades do norte que se juntavam para fazer o aquecimento.

Exercício físico e convívio foram duas das razões que motivaram as participantes. Rolanda Teixeira, 61 anos, confessa gostar deste tipo de iniciativas. “Tenho gosto em participar nestas corridas”, revela.

Satisfeito com a participação feminina e com o sucesso da corrida, Jorge Teixeira, da organização confessou ao JPN que não estava à espera de uma cidade com “tanta pujança”. O promotor da iniciativa revelou ainda que a corrida representa “um hino à mulher” e que proporciona a prática de exercício físico.

“Enquanto mulheres devemo-nos apoiar umas às outras”

A ajuda à Liga Portuguesa Contra o Cancro também falou mais alto para muitas das participantes. É o caso de Vanessa Monteiro que não escondeu a significado da caminhada. “É importante mobilizar as pessoas para a luta contra esta doença. Enquanto mulheres devemo-nos apoiar umas às outras”, explica.

“É um dever de todos nós. Pelo menos pela questão económica para a Liga Portuguesa Contra o Cancro”. É o que destaca Isabel Campos que, com os seus 62 anos, realça também a “importância do exercício”.

Depois da caminhada que durou cerca de 45 minutos, a festa continuou na Avenida dos Aliados com a entrega dos prémios relativos às primeiras três participantes a alcançar a meta. No evento estiveram presentes Cláudia Jacques, madrinha da iniciativa, e a candidata socialista à Câmara do Porto, Elisa Ferreira.

No final entregou-se o prémio resultante das mais de 14 mil participações. Com a Corrida da Mulher, organizada pela RunPorto e pela SportZone, foram angariados 14 mil duzentos e cinquenta euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.