Os campeões nacionais foram à Trofa vencer a aflita equipa local por 4-1. Mesmo em regime de poupança, os portistas não facilitaram e golearam, agudizando a situação do adversário no fundo da tabela classificativa. Os «dragões» entraram ferozes no jogo, e aos 29′, Mariano cruzou da direita para Farías, que antecipou-se a Miguel Ângelo e inaugurou o marcador. O Trofense reagiu ao golo, mas foi o FC Porto a ampliar a vantagem, aos 42′, com Mariano, a cruzar novamente da direita, para Lisandro López, que fez o 2-0.

Vindos do intervalo a vencer por 2-0, os «dragões» não tiraram o pé do acelerador, e aos 62′, Lisandro bisou, num chapéu com peso e medida. Numa noite argentina, Farías fez o seu segundo golo da conta pessoal, aos 79′, num bom cabeceamento, após assistência de Hulk. Os da casa ainda marcaram o tento de honra, autoria de Hugo Leal, aos 83′. Com este resultado, o Trofense desceu ao último lugar.

O Sporting deslocou-se à Madeira e bateu o Marítimo por 2-1. Ambos os clubes não tinham nada a perder nem a ganhar, apenas o seu orgulho. O Sporting entrou bem na partida, criando várias situações de golo, e aos 26′ Liedson inaugurou o marcador para os leões, aproveitando uma “oferta” de Fernando Cardozo. O Marítimo muito insistiu, mas pecava no capítulo da finalização e o resultado não se alterou até o intervalo.

Os comandados de Carlos Carvalhal entraram bem no segundo tempo e o jogo parecia facilitar-se, quando Abel foi expulso aos 56′, com duplo amarelo. O Sporting recuou no terreno, mas quem tem Liedson no ataque… tem tudo. O «levezinho» fez o segundo do jogo aos 74′, num grande trabalho individual. Desanimados, os «verde-rubros» procuraram o tento de honra, que apareceu por intermédio de Olberdam, numa verdadeira bomba de fora da área.

Liga Portuguesa – 29ª Jornada

Resultados

Est. Amadora 1-0 Vit. Guimarães
Belenenses 1-0 Rio Ave
Trofense 1-4 FC Porto
Marítimo 1-2 Sporting
Vit. Setúbal 0-1 Leixões
Académica 3-1 Naval 1º Maio
Sp. Braga 1-3 SL Benfica
Nacional 1-0 Paços Ferreira

Classificação

1. FC Porto, 69 pontos
2. Sporting, 63 pontos
3. SL Benfica, 56 pontos
4. Nacional, 52 pontos
5. Sp. Braga, 49 pontos
6. Leixões, 42 pontos
7. Académica, 39 pontos
8. Marítimo, 36 pontos
9. Vit. Guimarães, 35 pontos
10. Paços Ferreira, 31 pontos
11. Est. Amadora, 34 pontos
12. Naval 1º Maio, 28 pontos
14. Rio Ave, 27 pontos
13. Vit. Setúbal, 25 pontos
15. Belenenses, 24 pontos
16. Trofense, 23 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 19 golos
Liedson (Sporting),17 golos
Cardozo (Benfica), 16 golos
Lisandro (FC Porto), 10 golos
Baba (Marítimo), 10 golos

O Benfica foi a Braga pôr um ponto final na discussão pelo terceiro lugar, vencendo o Sp. Braga por 3-1. Quique mexeu na defesa encarnada, mantendo o resto da estrutura habitual, e até se deu bem. As «águias» entraram a matar no jogo, e logo aos 6′, Cardozo aproveitou uma saída mal calculada de Eduardo para fazer o 1-0. A defesa bracarense tremia que nem varas verdes, e aos 12′, Eduardo “passou” a bola a Di María, que fintou o guarda-redes minhoto e fez o segundo golo da partida.

O jogo parecia decidido, e aos 46′ Urreta confirmou a questão, fazendo o 3-0 numa boa jogada individual. Numa exibição muito fraca dos pupilos de Jorge Jesus, Luis Aguiar ainda reduziu aos 89′, de grande penalidade. Quique acabou o jogo expulso do banco encarnado, por protestos.

Nacional a um ponto de garantir quarto lugar

Os «alvi-negros» aproveitaram da melhor forma o desaire do Sp. Braga frente ao Benfica. Um golo de Cléber aos 81′ foi suficiente para arrumar o Paços de Ferreira na Choupana. Com a derrota caseira frente ao Benfica, o Sp. Braga ficou a três pontos do Nacional. A equipa de Jorge Jesus terá que se contentar com o quinto lugar, que dá acesso à pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, caso não recolha um resultado positivo no Dragão, na última jornada do campeonato, esperando ainda por uma escorregadela do Nacional em Alvalade.

Nova esperança para o Belenenses

A batalha pela manutenção vai durar até a última jornada. O Trofense perdeu em casa frente ao FC Porto e encontra-se agora no último lugar. O Belenenses ganhou ao Rio Ave no Restelo por 1-0. Wender marcou o golo de “ouro” aos 88′, que permite ainda sonhar com a permanência na Liga Sagres. O Vit. Setúbal de Carlos Cardozo complicou as contas, ao perder em casa frente ao Leixões. Na próxima jornada, o Trofense desloca-se à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira, o Vit. Setúbal joga fora de portas frente à Naval (que assegurou a manutenção esta jornada), enquanto o Belenenses tem a inglória tarefa de defrontar o Benfica na Luz.