O Indie Lisboa marca presença, uma vez mais, na cidade do Porto. Desta vez, cabe ao Plano B receber as obras seleccionadas da 6.ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente. De 20 a 23 de Maio, a sala Cubo do bar exibe as mais variadas películas nacionais e internacionais.

O primeiro trabalho apresentado no Porto é “Visionary Iraq”. A curta de Benjamin Crotty e Gabriel Abrantes, exibida esta terça-feira, recebeu o prémio Novo Talento FNAC no festival e foi recentemente distinguida com o prémio EDP Novos Artistas. A história conta-se em 17 minutos: um jovem português e a irmã adoptada mantêm uma relação amorosa secreta. Quando partem para a Operação de Libertação do Iraque vêem-se obrigados a tomar uma decisão.

Ainda na mesma noite, apresenta-se “Montanha Fria”, película experimental de Luís Alves de Matos, e “Visita Guiada”, de Tiago Hespanha, vencedor do prémio do Público para melhor curta-metragem no Indie Lisboa 2009.

No ano passado, o Indie Lisboa esteve no Porto durante oito dias, no cinema Trindade. Este ano, apesar de mais pequena, a edição é “mais reflectida”, afirma Rita Maia, assessora do Plano B, que destaca a “representatividade maior do festival”.

Palavras para comprovar na quarta-feira, dia em que entram em cena as curtas-metragens internacionais. O festival, que pretende descobrir novos autores e tendências do cinema mundial, traz à cidade Invicta filmes como “Kempinski”, de Neil Beloufa, grande premiado nas curtas-metragens, ou “Bernardette”, de Duncan Campbell, premiado com uma Menção Honrosa.

No terceiro dia, o cartaz é preenchido pela música. “Adelia, I want to love”, sobre a banda Mogwai, de Teresa Eggers e Vincent Moon, e “Low, you may need a murderer” de David Kleijwegt, são exibidos a 21 de Maio. Segue-se o documentário “Johny Cash At Folsom Prison”, realizado pelo americano Bestor Cram, apresentado sexta-feira.

No sábado, o festival começa mais cedo. A partir das 16h00, o Plano B recebe o filme “Medicine for Melancholy”, de Barry Jenkins. Para encerrar a edição no Porto, o cineasta alemão Werner Herzog apresenta “Encounters at the end of the world”.

Um pouco de Indie Lisboa por todo o país

Organizado pela associação cultural “Zero em Comportamento”, o Indie Lisboa ambiciona promover e divulgar filmes com menor projecção. Este ano estendeu-se também às cidades de Alcobaça, Angra do Heroísmo, Graciosa, Guimarães, Odivelas e Vila Nova de Famalicão.

Na capital, entre 23 de Abril e 3 de Maio, a edição 2009 do Festival Indie contou com a apresentação de 66 documentários, 40 animações, 29 filmes experimentais e 115 longas-metragens, num total de 263 sessões distribuídas pelas salas do Fórum Lisboa, Cinema São Jorge, Cinema Londres, Museu do Oriente e Cinema City Classic Alvalade.

Os grandes vencedores foram o realizador norte-americano Lance Hammer, com o filme “Ballast”, e o português Manuel Mozos, com o documentário “Ruínas”.