Está desde ontem em testes o novo parceiro de quem pesquisa na internet. Baseado na tecnologia de “web semântica”, o Wolfram|Alphacontextualiza e interpreta de forma inteligente os conceitos da procura, e já é apontado como o “carrasco” do Google.

O motor de busca “inteligente”

O Wolfram|Alpha foi criado em Abril por Stephan Wolfram e está ainda a ser testado pelo público. O motor de busca realiza cálculos e estatísticas e até responde a perguntas directas dos utilizadores. Para já todos os resultados são apresentados em inglês.

Nuno Silva, professor do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), aprova projectos como o Wolfram|Alpha, mas não acredita no fim da Web 2.0.

Para o investigador, os avanços “trazem coisas novas” que só complementam o que já existe. “Quando surgiu a Web 2.0 nós não deixámos a Web 1.0 de lado”, lembra.

O professor do ISEP explica ainda que, com a Web 3.0, “os conteúdos passam a ter um significado consumível pelas máquinas, para que elas passem a fazer um serviço que nós não gostamos de fazer”. O objectivo é “fazer com que os dados que existem na Web possam ser processados de forma simples por qualquer pessoa”, diz.