O bar Plano B recebe, esta quarta-feira, a festa “20 djs, 20 bandas, 20 cartazes”, uma espécie de “jantar de uma empresa sem vinho mau” ou uma celebração “fast-food”.

Não há um motivo concreto para escolher tantos “20”, mas Joaquim Durães, da promotora Lovers & Lollypops afirma que este é um evento que “serve quase como retrato de uma certa cultura underground do circuito independente do Porto e do Norte”.

Ao JPN, o responsável pela Lovers & Lollypops disse que esta festa inova por ter tantas actividades em simultâneo no mesmo local. “O facto de juntar 111 pessoas/artistas na mesma noite acaba por diferenciar o evento em relação a outras festas”, salienta.

Durante a noite, vão passar pelo palco 20 bandas, 20 dj’s e vão ser exibidos 20 cartazes. Cada banda irá tocar apenas durante dez minutos e cada dj passa apenas duas músicas. Por outro lado, os autores dos cartazes têm de encontrar formas inovadoras e originais de enquadrar os seus trabalhos na óptica em que a noite se insere – a rápida assimilação dos acontecimentos.

Ao público é pedido o mesmo, ou seja, que capte rapidamente tudo aquilo que se vai passar durante a noite. “O público terá de acelerar o processo de assimilação.- será quase como uma festa em regime fast-food, mas sem os efeitos secundários desta”, graceja Joaquim Durães.

Os artistas presentes são todos do Norte do país e estão ligados à promotora Lovers and Lollypops, que organiza este evento em parceria com o Plano B. Durães vai mais longe ao afirmar que a festa vai ser como “um jantar de empresa, mas sem o vinho mau”, pois todos os convites para actuar no Plano B nesta noite foram direccionados àqueles que, de alguma forma, estão em contacto com a Lovers & Lollypops.

Ricardo, guitarrista dos Black Bombain, vai tocar amanhã no Plano B e diz que não o assusta o facto de tocas apenas 10 minutos. “Não se trata de um concerto de 20 bandas, mas de uma grande festa, um ajuntamento de grupos unidos para realizar uma noite única e isso é muito positivo”, disse em entrevista ao JPN.

O guitarrista da banda portuense espera que a noite de amanhã seja ” a loucura, uma noite para ficar na memória, estilo momento kodak”. A juntar à festa dos 20’s, Ricardo faz amanhã 20 anos. “É uma coincidência engraçada, significa que os planetas se alinharam todos neste dia e espero que me paguem copos”, diz com humor.

Nimai, Without Dead Penalty, Fat Freddy, Sizo, Pedro Centeno e What DJ? são alguns dos nomes que marcam presença na noite. Dentro do design, João Cruz, João Marçal e Pedro Nora prometem apresentar o seu trabalho.

A hora foge à regra e, por isso, a festa começa não às 20h00, mas às 22h00. A entrada custa três euros e o bilhete dá acesso a todos os concertos. Os cartazes podem ser visitados mais tarde, numa exposição de entrada livre.